Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO IMPULSIONADORA DE REFLEXÃO: referência ao letramento em turmas de Educação de Jovens e Adultos
Thaynara Aparecida Pacheco, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as contribuições advindas da prática pedagógica reflexiva como oportunizadora ao letramento em alunos do EJA.  Quanto a metodologia, optou-se por fazer uma pesquisa qualitativa, descritiva, alicerçada pelo seguinte trajeto metodológico, estudo de caso, de caráter transversal. A coleta foi realizada em uma escola na cidade de Ubá – MG. Foi realizada uma entrevista contendo perguntas abertas, com a participação de duas professoras. O perfil da amostra foi baseado em duas questões norteadoras. De acordo com os resultados da pesquisa, pode-se concluir que a modalidade de Educação de Jovens e Adultos perpassa como uma nova oportunidade para se ter acesso a escola, já que a maioria dos alunos da EJA não tiveram acesso a escola no tempo correto. De acordo com os dados obtidos na referida pesquisa, as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos evidencia o aluno como agente ativo em seu processo de ensino aprendizagem, levando em conta seus conhecimentos e experiências adquiridas em seu cotidiano, contextualizando estes com os conteúdos dentro da sala de aula. É notório que a Educação de Jovens e Adultos exige um ensino mais flexível, voltado para a realidade do alunado. Portanto o educador precisa flexibilizar sua prática pedagógica para atender as variáveis idades, níveis de conhecimentos existentes dentro de uma sala de aula. A pratica pedagógica reflexiva de alfabetizar letrando para essa modalidade de ensino, embasa-se na construção de momentos para que o educando possa ser inserido nas práticas sociais, utilizando a leitura e a escrita, se tornando capaz de compreender as necessidades do contexto social.