Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio Avaliação Psicológica
Aparecida Aleixo Fernandes, Alexandre Augusto Macedo Corrêa

Última alteração: 2020-11-30

Resumo


RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia :Cristiane Aparecida Aleixo Fernandes, discente do 4º período sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 120horas e ocorreu de no formato Remoto e presencial, sendo a parte presencial no Centro  de pesquisas e  Prática em Psicologia NISE DA SILVEIRA.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade em  geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades:

A partir da minha experiência com estágio, adquiri  competências e habilidades na confecção de questionários de avaliação psicológica e atendimento ao público, com aplicação de testes, onde pude ter contato com o indivíduo. Pude ter a experiência de observar cada comportamento durante a aplicação dos questionários. Assim aprendi que a avaliação psicológica possibilita ao profissional examinar onde as pessoas se distinguem entre si, além de se mostrar também como um instrumento muito útil para presumir antecipadamente as características particulares de cada pessoa, que contribuirão para a formulação de hipóteses a respeito delas.

As orientações dadas pelo supervisor Alexandre Augusto Corrêia , pode me permitir o entendimento de todos os casos estudados, foram de suma importância para o enriquecimento  de meus conhecimentos, me dando todo suporte necessário para meu aprendizado prático e teórico .Houve da minha parte grande empenho por conhecer, discutir e compreender os casos relatados, assim posso dizer que contribuiu para meu crescimento acadêmico.

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Ware Jr, J. E. (2000). SF-36 health survey update. Spine, 25(24), 3130-3139.

 

Canavarro, M. C. (2007). Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI): Uma revisão crítica dos estudos realizados em Portugal. Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população Portuguesa, 3, 305-331.

Mayr, J.D., Salory P. J. (1997) what is emotional Inteligence.,In.P. Salovey & D. Shuyer (Eds) Emocional Inteligence: Implications for educators (pp-3-34). New York, Ny. Basic Books.

 

Davis, M. H. (1980). A multidimensional approach to individual differences in empathy.

 

Silva, I. B. & Nakano, T. C. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment10(1), 51-62.

 

Nunes, C. H. S., Hutz, C. S., & Giacomoni, C. H. (2009). Associação entre bem estar subjetivo e personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment8(1), 99-108.