Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Sabrina Neiva Aguiar, Alexandre Augusto Macedo Corrêa

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia SABRINA NEIVA AGUIAR, discente do 4° PERÍODO sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa.

Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.

Público alvo: Comunidade me geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades:  As competências e habilidades adquiridas nesse estágio remoto foram de suma importância, gerando mais conhecimento, interesse relativo ao tema proposto, além de estabelecer uma relação entre a prática efetuada e as teorias estudadas referentes à área de Avaliação Psicológica .

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

ANÁLISE DO WHOQOL-BREF

BUENO, José Maurício Haas et al. Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 14, n. 1, p. 153-163, 2015.

Educa Mais Brasil (2020). Recuperado de: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/teste-de-personalidade-para-que-serve-e-como-fazer-o-seu

Entrevista Estruturada de Avaliação de Personalidade

Inventário de Empatia (IE)

FLECK, Marcelo Pio de Almeida. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, p. 33-38, 2000.

DE OLIVEIRA FALCONE, Eliane Mary et al. Inventário de Empatia (IE): Desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 7, n. 3, p. 321-334, 2008.

SERVELHERE, Katiane R. et al. Aplicação da escala SF-36 em pacientes operados de tumores da base do crânio. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, v. 30, n. 02, p. 69-75, 2011.

Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida -SF-36.

WHOQOL-100. Versão em português - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DMS-V). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.