Última alteração: 2020-12-07
Resumo
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório de estágio supervisionado concentrado) das acadêmicas de Psicologia Rayssa Guimarães Caldoncelli Franco,discentes do 10º período, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles.Este relatório abrange o período de 01/08/2020 a 04/12/2020, com carga horária total de 140h, tendo ocorrido na modalidade remota.Objetivo do Estágio:Compreender as dificuldades que os(as) professores(as) vêm enfrentando durante a pandemia do novo coronavírus, visando informá-los(as) sobre questões ligadas à saúde mental em uma ação psicoeducativa.Público-alvo:Professores(as) da educação básica. Práticas, procedimentos e Intervenções:A profissão docente é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das mais estressantes, pois ensinar se tornou uma atividade cada vez mais desgastante diante dos inúmeros desafios que a educação apresenta no contexto atual (DIEHL; MARIN, 2016). Por conta disso, durante a realização desse estágio, foi possível perceber algumas das repercussões da saúde mental no desempenho desses(as) profissionais. No momento atual, com a pandemia do novo coronavírus, foi possível notar junto aos(às) professores(as) a presença de novas situações estressoras, como as novas demandas do ensino remoto, onde os(as) docentes tiveram que aprender a usar outras tecnologias digitais, tendo que aprender rapidamente a usar novas plataformas, a elaborar provas on-line, a gravar vídeo aulas e a usar outras ferramentas que não faziam parte do cotidiano deles(as). Além disso, o contato com os(as) alunos(as) e pais de alunos(as), que já era desafiador, passou a ser ainda mais desafiador. Outro aspecto observado foi a enorme cobrança por parte da escola relativa à confecção de materiais de boa qualidade. Tudo isso acabou afetando e muito a saúde mental desses(as) professores(as).Para compreender melhor as dificuldades dos(as) professores(as) da Escola Municipal Professora Conceição Gomes Caputo – Curumim I, localizado na cidade de Ubá - MG, foi elaborado um questionário no Google Forms, para investigar quais eram as principais dificuldades encontradas por eles(as) durante a pandemia. Nesse questionário também havia uma questão aberta, onde os(as) docentes puderam sugerir temas que pudessem ser abordados em nossa página no Instagram –descomplica.professor. Antes de iniciar as postagens foi feita uma pesquisa de outros perfis no aplicativo do Instagram, para ter uma ideia de como seriam essas publicações. Após essa pesquisa/observação, começamos a confeccionar os materiais focados na questão da saúde mental dos(as) professores(as). A primeira postagem divulgada foi para apresentar o objetivo da página, as mediadoras e para indicar os temas que seriam trabalhados. A segunda postagem divulgada foi sobre a Síndrome de Burnout, uma síndrome conhecida pelo esgotamento profissional e causada por sobrecarga ou excesso de trabalho. Esse foi um dos temas sugeridos pelos(as) docentes na resposta ao questionário. A terceira postagem divulgada foi sobre o tema da Ansiedade, que é uma das emoções mais presentes no dia a dia do ser humano, mas que, em alguns casos, pode ser tornar patológica. A quarta postagem divulgada foi sobre o estresse e o trabalho do(a) professor(a). O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando a pessoa vivencia situações de ameaça ou perigo e que a faz ficar em alerta, mas que, em casos mais graves, pode provocar alterações físicas e emocionais importantes que podem impactar diretamente no processo de ensino e aprendizagem. A quinta e última postagem divulgada foi sobre os desafios do ensino remoto, algo que todos(as) os(as) professores(as) disseram estar tendo que lidar nesse momento de pandemia, mesmo não estando preparados para isso. Tudo isso, produziu sintomas de estresse e ansiedade, que sem dúvida impactaram bastante a saúde mental dos(as) professores(as).Competências e habilidades:analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto da Psicologia Escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais.Referência bibliográfica:DIEHL, L. MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez, 2016.