Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Estágio com grupo de orientação de pais de crianças autistas.
Cassia Dias Moreira, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-28

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado das acadêmicas de Psicologia Cassia Dias Moreira, discentes do 10° Período da UNIFAGOC, sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do estágio: Psicoeducação sobre autismo para os pais e mães.

Público alvo: Pais e mães de crianças com transtorno do espectro autista

Práticas, procedimentos e intervenções: Foi montado um grupo para pais e mães via WhatsApp e Instagram com a temática autismo. Inicialmente, foi solicitado que respondessem um questionário que foi disponibilizado por meio das redes sociais das estagiárias. Após o preenchimento. Foram adicionadas a este grupo em data pré-determinada e foi dado início ao grupo. Em um primeiro momento foi feito apresentação das estagiárias por meio de post aos participantes do grupo onde foram colocadas algumas regras para melhor funcionamento do grupo. Posteriormente as mães falaram sobre suas principais dificuldades com filhos, algumas dúvidas para que pudesse ficar mais clara as especificidades daquele grupo. Iniciou-se um trabalho de psicoeducação, com vídeos e slides explicativos sobre cada tema da semana, já preestabelecidos, vídeos explicando o que é o autismo, ajudando a entender melhor quais são, os sinais e sintomas, principais dificuldades como interação social e comunicação. Na semana seguinte foi disponibilizado em formato de imagem cinco dicas para ajudar na comunicação das crianças autistas, a próxima postagem foi em formato de vídeo sobre a dificuldade e seletividade de alimentos. Atividades de como   trabalhar as emoções dentro do transtorno autismo, também trabalhamos sobre a estimulação, e para finalizar trabalhamos as leis e direitos das crianças autistas.

Competências e habilidades: Através dessa experiência de estágio, foi possível perceber que muitos pais não sabem lidar com as dificuldades dos seus filhos com transtorno do espectro autista, e que estas dificuldades são comuns entre eles. Mas não se sentem à vontade para se falar sobre. Este estágio proporcionou um novo meio de atuação dentro da Psicologia colocando o meio de comunicação e tecnologia como uma ferramenta para aproximar o profissional das pessoas, visto que mesmo sendo de forma remota, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e Instagram, foi possível mediar o grupo por meio desta tecnologia, aonde todos os pais participaram e continuaram recebendo nossas dicas e psicoeducacao até o final.