Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Construção de material terapêutico para aprendizagem a leitura.
Cassia Dias Moreira, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-28

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Cassia Dias Moreira, discente do 10° período sob supervisão da Professora Cristina Toledo. Este relatório abrange o período de 10 de agosto e 30 de novembro, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Construir material terapêutico a ser usado em intervenções com crianças em diversos contextos como: escola, clínica, entre outros, para ajudar na aprendizagem a leitura, sendo dividido em três atividades diferentes.

Público alvo: Crianças com dificuldade de aprendizagem em leitura.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio tratou da construção de materiais, que visam a ajudar e facilitar a aprendizagem e entendimento da criança para a leitura. Foram feitas três atividades, com níveis graduais de aprendizagem, a primeira seria um dado com as letras do alfabeto, aonde a criança joga o dado e ao cair na letra a criança possa dizer em voz alta qual a letra e um palavra que comece com esta letra. Esta atividade tem como objetivo, reconhecer as letras do alfabeto e demonstra- lá por meio de figuras de forma lúdica, relacionar as letras do alfabeto com a letra inicial de cada figura, ampliar o conhecimento e o vocabulário oral e escrito da criança. A segunda e a roda das palavras, aonde tem quatro círculos que se movimentam para forma uma palavra dissílaba, aonde a criança vai ler em voz alta e depois escrever esta palavra em uma folha, tem como objetivo, identificar as silabas, montar palavras, identificar os fonemas das letras que compõe as palavras, ajudar na leitura e trabalhar a escrita. A terceira seria uma caixa magica das frases, aonde a criança deve tirar uma ficha de cada caixa, depois junte as palavras que saíram, observe se as palavras juntas fazem sentido para formar uma frase, depois leia a frase em voz alta e escreva a frase em uma folha em branco e faça uma ilustração da frase que foi montada. O objetivo dessa brincadeira seria identificar palavras formar frases, ajudar na leitura, trabalhar as escritas e fazer associação de imagem e palavra.

 

Competências e habilidades:

Este estágio proporcionou um novo meio de atuação dentro da Psicologia, por meio de atividades terapêutica podendo perceber novos métodos e estratégias para o atendimento e atividades do psicólogo, ajudar cada vez mais os sujeitos que precisam. Ajudou a ampliar o conhecimento, para o atendimento psicológico infantil.

Referências bibliográficas: