Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Ajudando os pais a lidarem com seus filhos durante a pandemia do covid-19
Rayssa Caldoncelli Franco, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-28

Resumo


RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

  • Relatório de estágio supervisionado  concentrado) do(a) acadêmico(a) de psicologia Rayssa Guimarães Caldoncelli Franco discente do 10º período -  sob supervisão do(a) Professor(a)Cristina Toledo.
  • Este relatório abrange o período de (10/08/2020 a 30/11/2020), com carga horária total de (100h) e ocorreu no formato remoto.

 

Objetivo do Estágio: Orientar os pais que estão enfrentando desafios com seus filhos, nesse período de quarentena imposto pelo covid-19.

 

Público alvo:Pais que tenham filhos até 10 anos.

 

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Para Hiluey 2007, ao utilizar-se a prática do grupo de reflexão inclusive com pais, fornece diretrizes teóricas e técnicas fruto de sua proposta e experiência, que oferecem bases para a atividade de orientação de pais e nos dão um esteio para tal prática que é inegavelmente complexa.

Devido ao momento que estamos enfrentando nesse ano de 2020, decidimos fazer o nosso estágio baseado em temas que pudessem orientar os pais que estão lidando com grandes desafios com seus filhos em relação a pandemia do covid-19. Pensando nisso, decidimos criar uma página no Instagram ao qual demos o nome de G.A.P.Q (Grupo de Apoio aos Pais na Quarentena).

Para decidir os temas levantados e orientados, começamos a observar queixas de pais, reportagens falando sobre o Covid-19 e as crianças e também a partir dos nossos conhecimentos adquiridos durante a faculdade e convivência cotidiana. Toda semana abordamos um tema diferente, dentre eles escolhemos, medidas preventivas do covid-19, onde trouxemos dicas lúdicas e divertidas de conscientizar as crianças; o desafio do ensino remoto, com dicas para criar horários, ambientes adequados para realizar as atividades e outras dicas; Episódios de ansiedade, estresse e raiva, esse post foi mais informativo sobre as crianças e os episódios de ansiedade, estresse e raiva e algumas dicas; Envolvimento excessivo com smartphone, computador e outros eletrodomésticos, demos dicas como: criar horários e regras para uso, fazer passeios seguros e outros. Cada post foi feito através de pesquisas e de forma bem lúdica e fácil vocabulário para entendimento de todos.

A metodologia na qual se baseia uma intervenção, quer seja para orientação de pais quer seja para psicoterapia com pais, leva em conta esta nova perspectiva, na qual o que ocorre nesta área de interação entre as pessoas presentes, não ocorre meramente em função de uma soma de subjetividades. A interação é percebida por todas as pessoas envolvidas, dependendo da qualidade do vínculo que se estabeleceu entre elas. (Hiluey, 2007)

Competências e habilidades:

Poder fazer o estágio em casa, de forma remota, pode parecer fácil e tranquilo. Mas na prática, percebemos que lidar com o indivíduo pela internet, pesquisar e construir materiais de assuntos da atualidade não é tão fácil como parece. E esse desafio foi de grande valor para nós estagiarias, tanto de forma pessoal quanto acadêmica, pois esse momento de quarentena é para todos uma grande incógnita, onde a cada passo um momento para refletir e aprender. E não foi diferente ao criar o Instagram, a cada pesquisa sobre os temas, a cada teoria estudada, tivemos que ter um olhar diferente para criar dicas onde respeitasse as medidas de prevenção do covid-19, mas que também ajudasse os pais a cuidar e manter um ambiente saudável para seus filhos em um momento tão difícil como esse.

 

Referências bibliográficas:

Hiluey, A. A. G. S. A FORMAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO DE PAIS: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR. I Encontro Latino-americano de Crianças e de Adolescentes da SBPSP, 2007.