Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Criação de materiais que auxiliam no desenvolvimento de crianças com TEA
Rayane Massardi de Souza, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-28

Resumo


  • Relatório de estágio supervisionado concentrado) do(a) acadêmico(a) de psicologia Rayane Massardi de Souza discente do 10º período -  sob supervisão do(a) Professor(a)Cristina Toledo.
  • Este relatório abrange o período de (10/08/2020 a 30/11/2020), com carga horária total de (120h) e ocorreu no formato remoto.

 

Objetivo do Estágio: Criação de materiais que possam auxiliar o desenvolvimento de crianças autistas através do método ABA

 

Público alvo: Crianças com diagnóstico de TEA- Transtorno do espectro autista.

 

Práticas, procedimentos e Intervenções: Observando a dificuldade que muitas famílias tem de lidar com as limitações de crianças autistas, decidimos trabalhar nesse estágio a criação de matérias que possam auxiliar o desenvolvimento dos mesmos.

Para BEZERRA (2019) “Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação”.

Existem vários métodos que podem ser utilizados em beneficio do desenvolvimento da criança autista, como por exemplo os métodos PECS, ABA, TEACCH. Após analisar cada um deles, optamos pelo método ABA, que é uma Análise do Comportamento Aplicada. O intuito é de que os comportamentos desejáveis e úteis sejam ampliados e aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem sejam gradativamente diminuídos.

Para BEZERRA (2019), “O Método ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos, tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; além de atividades da vida diária como higiene pessoal.

Dois materiais foram criados e aplicados com êxito. O primeiro material foi relacionado a rotina da criança, uma vez que os autistas enfrentam resistências á mudanças e algumas atividades do dia a dia. Foi feito então um quadro que demos o nome de: “ Quadro da rotina”, nele contém os dias da semana e os horários, manhã tarde e noite. De acordo com a rotina da criança, colocamos a foto da mesma executando cada uma das atividades de sua rotina, por exemplo: foto da criança arrumada para ir a escola. Dessa forma os pais ou responsáveis irão mostrar todos os dias antes de cada atividade, o que deve ser feito nas próximas horas, para que assim a criança já se sinta preparada e não tenha um comportamento indesejável e possa compreender a sua rotina com tempo. No final da semana se a criança executar todas as atividades com êxito ela ganhará uma recompensa.

Para ALMEIDA 2019, “O sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA), geralmente manifesta um retardo no desenvolvimento da linguagem e complexidade em dar início ou manter uma conversa, repetição da fala de outra pessoa de forma antecipada ou tardia, do mesmo modo podendo apresentar sensibilidades sensoriais incomuns. Conforme cada nível a criança pode mostrar sinais de complexidade mais leves, moderadas ou mais severas. As particularidades que indicam o transtorno são os déficits na comunicação, interação social e comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados “.

O segundo material criamos um livrinho que demos o nome de “Diálogo e respostas”. Pensando em dar continuidade ao quadro de rotinas, pensamos nesse livro como forma de trabalhar através das atividades que a criança executa, o diálogo baseado em respostas. O objetivo é que a criança saiba definir o que ela fez, usou, ouviu, comeu, etc, e consiga se comunicar através de imagens e fala. Este livro funciona da seguinte forma, cada página terá uma pergunta e varias opções de respostas. O responsável irá ler as frases de respostas e a criança terá que responder pegando a imagem que corresponde e coloca-la no quadrinho e depois tentar pronunciar se possível, o nome da figura. Ambos materiais obtiveram uma boa execução por parte da criança.

Competências e habilidades:

Esse estágio foi de um grande aprendizado, nos permitindo criar o próprio material, o que motivou buscar não só conhecimento teórico, mas habilidades que passamos a desenvolver através da execução dos materiais. O tema escolhido foi muito válido, o autismo ainda é um diagnóstico que muitas pessoas têm dificuldade de entender e lidar, então o estágio me trouxe um aprendizado enriquecedor que com certeza me ajudará muito na minha formação acadêmica.

 

Referências bibliográficas

 

BEZERRA, Marcos Ferreira. A importância do método aba – análise do comportamento aplicada – no processo de aprendizagem de autistas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 10, Vol. 06, pp. 189- 204 Outubro de 2018. ISSN:2448-0959

 

ALMEIDA, Glória Maria Ribeiro de. As contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem do autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 08, Vol. 07, pp. 16-34. Agosto de 2019. ISSN: 2448-0959