Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVENDO A EMPATIA COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DE UM LIVRO DE HISTÓRIAS: relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar
Wedne Silva Santos, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de Psicologia Wedne da Silva Santos, discente do 10º período, sob supervisão da professora Gabriela Silveira Meireles. Este relatório abrange o período de 19/08/2020 até 30/11/2020, com carga horária total de 123 horas e ocorreu na modalidade remota, na Escola Municipal Coronel Adolfo Peixoto de Mello. Objetivo do Estágio: Incentivar ações de empatia por parte das crianças, a partir do contato com um livro de história produzido sobre essa temática. Público alvo: Crianças de 6 a 9 anos, matriculadas no Ensino Fundamental I. Práticas, procedimentos e Intervenções: Foi elaborado, inicialmente, um enredo para uma história sobre a temática da empatia. Em seguida, foram buscadas imagens que correspondessem à história contada. A escolha foi feita por inserir imagens em preto e branco, para que o livrinho pudesse também ser colorido pelas crianças. Foi também escolhido um título para a história: “Ciranda da empatia”. Por fim, a história foi impressa, recortada e grampeada em formato de livro e, posteriormente, entregue às crianças com idade entre 6 e 9 anos de idade, todas elas alunas da Escola Municipal Coronel Adolfo Peixoto de Mello. Competências e habilidades: Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, no contexto escolar; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas. Referência Bibliográfica usada como suporte: GUZZO, Raquel Souza Lobo. Risco e proteção: análise crítica de indicadores para uma intervenção preventiva na escola. In: FRANSCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes. Psicologia Escolar: que fazer é esse? Brasília: CFP, 2016.