Última alteração: 2020-12-01
Resumo
Saúde Mental
Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Mônica Aparecida Cândido, discente do 6º Período sob supervisão do(a) Professor(a) Jefte Moraes Souza . Este relatório abrange o período de 18-08-2020 a 24-11-2020, com carga horária total de 60 horas (40h de prática e 20 de supervisão) e ocorreu no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Desenvolver o aprimoramento das relações interpessoais dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Camilo Soares, através de brincadeiras, leituras e atividades lúdicas, estimulando e fortalecendo a interação da criança e da família, contribuindo assim, para a melhoria do processo ensino-aprendizagem diante a nova modalidade vigente, Sistema Remoto. Objetivos Específicos: - Refletir sobre as questões dos alunos diante de um até então, desconhecido e adaptado sistema de ensino; incentivar a interação afetiva e a socialização entre as crianças e família; Compartilhar a importância das brincadeiras na aprendizagem. Durante o estágio de Saúde Mental foi desenvolvido um Projeto, sobre a importância das interações e as brincadeiras no desenvolvimento da criança , em consonância á nova e desafiadora forma de ensino remoto, focamos nossa atuação em promover um espaço para interação, visto as novas dinâmicas que esse sistema trouxe a rotina dos alunos. Foram realizados 3 encontros com essas crianças via plataforma remoto Zoom, sendo supervisionado por nosso orientador, tendo como embasamento científico e teórico as ideias do filósofo Vygotsky.
Referências bibliográficas:
Coelho, L., & Pisoni, S. (2012). Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-PED, 2(1), 144-152.
Rego, T. C. (2013). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes Limitada.
Tempojunto. (2020). 10 brincadeiras para reuniões online com as crianças . Obtido de http://www.youtube.com/watch?v=SJwgfvamScQ