Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Avaliação Motora em Crianças de Cinco e Dez Anos.
Paula Vitória Urgal Zague, Micaelly Aparecida Teixeira Emídio, Jefte Moraes Souza, Cristina Toledo, Alexandre Augusto Macedo Correa, Bruno Feital Barbosa Motta, Gustavo Leite Camargos

Última alteração: 2020-11-27

Resumo


O desenvolvimento psicomotor alude questões relacionadas à representação corporal envolvendo a autopercepção e o aprimoramento do repertório motor ao decorrer da vida. Nesse âmbito, a aquisição das habilidades motoras está diretamente influenciada por diversos aspectos, de forma que é entendida a relação do corpo com o ambiente externo. Esta pesquisa objetivou realizar uma avaliação motora em crianças de cinco e dez anos, analisando os aspectos da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e a organização espacial e temporal. O instrumento utilizado para aplicação das avaliações foi o Manual de Avaliação Motora, do professor Dr. Francisco Rosa Neto (NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. 2o Edição. São Paulo: Artmed, 2002), em que a bateria de teste foi aplicada de acordo com a idade atual, anterior e posterior de cada criança. Ademais, o estudo é qualitativo e a análise dos dados obtidos indica se as crianças atingiram ou não os objetivos propostos pelos testes, de maneira que são observadas as idades correspondentes às atividades e as idades cronológicas das avaliadas. Portanto, o estudo da psicomotricidade é de grande importância para compreender e acompanhar o desenvolvimento adequado da criança.

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