Última alteração: 2020-11-27
Resumo
O desenvolvimento psicomotor alude questões relacionadas à representação corporal envolvendo a autopercepção e o aprimoramento do repertório motor ao decorrer da vida. Nesse âmbito, a aquisição das habilidades motoras está diretamente influenciada por diversos aspectos, de forma que é entendida a relação do corpo com o ambiente externo. Esta pesquisa objetivou realizar uma avaliação motora em crianças de cinco e dez anos, analisando os aspectos da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e a organização espacial e temporal. O instrumento utilizado para aplicação das avaliações foi o Manual de Avaliação Motora, do professor Dr. Francisco Rosa Neto (NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. 2o Edição. São Paulo: Artmed, 2002), em que a bateria de teste foi aplicada de acordo com a idade atual, anterior e posterior de cada criança. Ademais, o estudo é qualitativo e a análise dos dados obtidos indica se as crianças atingiram ou não os objetivos propostos pelos testes, de maneira que são observadas as idades correspondentes às atividades e as idades cronológicas das avaliadas. Portanto, o estudo da psicomotricidade é de grande importância para compreender e acompanhar o desenvolvimento adequado da criança.
Referências Bibliográfiicas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE (ABP). O que é psicomotricidade. [s. d.]. Disponível em: <Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm >. Acesso em: 24 set. 2020.
BRÉTAS, A. A psicogenética Walloniana: alguns aspectos. In: C. Ferreira (Org.) Psicomotricidade: da educação infantil à gerontologia. Rio de Janeiro: Lovise, 2000, pp. 33-40.
Burns, Y R, Macdonald, J(1999). Desenvolvimento da motricidade desde o nascimento até os 2 anos de idade.Fisioterapia e crescimento na infância,30-42.
CARVALHO, E. M. R. Contribuições da teoria Walloniana à educação psicomotora. (Monografia de especialização em Psicomotricidade - UNIFOR), 1996.
Dessen, Maria Auxiliadora, & Polonia, Ana da Costa. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), 17(36), 21-32. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003
FIN, G.; BARRETO, D. B. M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência - ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan./jun. 2010.
FONSECA, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Gallahue DL, Ozmun J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte; 2003.
Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, 344p.
LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos. Tradução Ana Guardrola Brizolara. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989.
Mota, Márcia Elia da. (2005). Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, 13(2), 105-111. Recuperado em 23 de setembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200003&lng=pt&tlng=pt.
NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. 2o Edição. São Paulo: Artmed, 2002.
OLIVEIRA, G. C. (1997) Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 7. ed. Petrópolis: Vozes.
Papalia, Diane; Feldmam, Ruth. (2013). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artemd.
Ré, A.H.N.. (2011). Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade, 7(3), 55-67. Recuperado em 24 de setembro de 2020, de http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300008&lng=pt&tlng=pt.
Rebelo, Miguel, Serrano, João, Duarte-Mendes, Pedro, Paulo, Rui, & Marinho, Daniel Almeida. (2020). Desenvolvimento Motor da Criança: relação entre Habilidades Motoras Globais, Habilidades Motoras Finas e Idade. Cuadernos de Psicología del Deporte, 20(1), 75-85. Epub 29 de junio de 2020. Recuperado em 04 de novembro de 2020, de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1578-84232020000100007&lng=es&tlng=pt.
Rodrigues Simões, Juliana, & Gigliotti Murijo, Mariana, & Pereira, Karina (2008). Perfil psicomotor na Praxia Global e Fina de crianças de três a cinco anos pertencentes à escola privada e pública. ConScientiae Saúde, 7 (2), 151-157. [Fecha de Consulta 4 de Novembro de 2020]. ISSN: 1677-1028. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=929/92970203
Sacchi, Ana Luisa, & Metzner, Andreia Cristina. (2019). A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(254), 96-110. Epub May 16, 2019.https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804