Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Estágio Núcleo
Amanda Zanini, Analisa Candian

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Amanda K. Zanini, discente do 10° período sob supervisão do(a) Professor(a) Analisa Candian Marques.

Este relatório abrange o período de 27/08/2020 a 26/11/2020, com carga horária total de 124 horas e ocorreu de no formato Presencial no Núcleo Regional do Voluntário de Combate ao Câncer.

Objetivo do estágio: Possibilitar ao (a) aluno (a) a experiência teórica e prática, de forma presencial, na atuação da Psicologia com abordagem focal e objetiva, acolhendo as demandas psicológicas da comunidade.

Público alvo: Foram os moradores da comunidade, houve atendimento com crianças, adolescentes e adultos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Observei que muitos dos pacientes logo na primeira sessão já se mostraram aliviados por terem conseguido o atendimento. E com isso mostra que eles estavam realmente precisando e dispostos a se abrirem e se manterem entregues em cada sessão fazendo assim uma caminhada muito satisfatória na terapia. Mesmo com essa entrega, foi interessante ver como cada um tem realmente seu tempo, seu modo de falar e expressar aquilo que sente. Percebi que alguns pacientes comemoram a cada descoberta ou a cada obstáculo vencido, e quando eles dão conta sozinhos disso é ainda mais gratificante tanto pra eles quanto pra mim. Com todos os pacientes, depois de conhece-los, ouvi-los e começar a compreender a demanda, falecei sobre como funciona a Psicoterapia Breve, e falei sobre os pensamentos, comportamentos e as emoções, e aos poucos fomos colocando isso nas citadas situações deles e desenvolvendo um bom desempenho.

Competências e habilidades: Como foi meu primeiro estágio em ambiente clinico, desde o primeiro momento a prática me agregou muito, ver no momento com o paciente situações que faziam lembrar de textos já lidos e discutidos em sala de aula e momentos durante a aula onde professores citavam situações parecidas, ou formas de intervenções que se encaixariam perfeitamente a situação trazida pelo paciente. Trabalhar com criança foi o maior desafio onde além de ter uma relação com o paciente, tinha a relação com os pais, onde todos que intervi foram extremamente abertos e contribuíram muito no desenvolvimento do paciente. Aprendi que cada paciente tem seu jeito, e que pra cada paciento nos psicólogos devemos ter um jeito onde esse paciente vá se sentir à vontade, praticando isso vi que o laço terapêutico se fortificou muito com todos. Aprendo a esperar e ouvir mais o paciente antes de trazer uma intervenção, nessa espera houve melhora no entendimento da situação tanto para mim quanto para o paciente. Aprendi a identificar e analisar necessidade de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.

Referências bibliográficas:

Hegenberg, M. (2004). Psicoterapia breve. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Cruz, R., & Schultz, V. (2020). Avaliação de competências profissionais e formação de psicólogos. Retrieved 24 November 2020, from http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300013