Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Mindfulness infantil: aprendendo a lidar com as emoções
Dyanny Kerolein dos Santos Francisco, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-28

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia DyannyKerolein dos Santos Francisco, discente do 10º período sob supervisão do(a)Professor(a) Cristina Toledo.Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária totalde 100 horas e ocorreu de no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Construir materiais para auxiliar as crianças a lidar com suasemoções.

Público alvo: crianças de 5 a 10 anos

Práticas, procedimentos e Intervenções: O presente estágio, junto com a supervisão, foi realizado de forma remota. Nesse estágio, foi criado por mim, materiais sobre emoções direcionados para crianças com idade entre 5 a 10 anos. A atividade tem como objetivo, observar o conhecimento que a criança tem das emoções de forma geral e sobre suas próprias emoções, e como elas reagem a essas emoções. A primeira parte da atividade consiste em uma prática onde será percebido e conversado com a criança sobre o que são emoções, ver se elas têm conhecimento das suas próprias emoções, e como elas reagem às emoções e o que as faz sentir um sentimento específico. Levando em conta os possíveis resultados que tenha tido,a segunda parte, foi criado um E-Book direcionado aos pais com técnicas de Mindfulness para relaxamento para quando as emoções ultrapassarem respostas negativas, para eles fazerem em casa com seus filhos.

A atividade prática é baseada nos personagens do filme Divertidamente, já queas emoções que constam nele são as básicas como a raiva, a tristeza, felicidade, nojo e medo. Na atividade vai ser distribuído 5 copos, cada um com desenho do personagem de cada emoção, e será distribuído palavras escrita as emoções e a criança vai ter que identificar essas emoções e relacioná-las aos personagens que estão distribuídos um em cada copo. Depois serão distribuídos 5 desenhos de rostos sendo um rosto apresentando uma emoção. A criança irá pegar um desenho e falar qual emoção está representada ali e dizer em qual situação do cotidiano dessa criança a faz sentir aquela emoção, e então ela vai colocar a emoção no copo em que ela se refere, por exemplo, se elapegar o desenho com rosto de raiva, ela vai falar que emoção é aquela e o que a faz deixar com raiva, e então ela vai colocar o desenho no copo que tiver o personagemda raiva, e vai seguir assim por diante com as outras emoções. Logo após isso, será entregue 5 frases que geram uma emoção diferente nas crianças, e a criança vai ler aquela frase e ver qual emoção aquela situação lhe causae relacioná-la ao copo referente. Em cada frase, depois que a criança falar qualsentimento/emoção lhe é causado de acordo com aquela situação, irei perguntar quala reação dela diante a emoção. O objetivo da atividade é ensinar a criança sobre as emoções básicas e a como lidar com esses sentimentos.

Para Ekman (2003) reconhecer as suas próprias emoções, e os gatilhos que as provocam, é o primeiro passo para o desenvolvimento da inteligência emocional que auxilia a identificação destas mesmas emoções nas outras pessoas. Saber identificar o que o outro está sentindo produz uma comunicação que ajuda a desenvolver a empatia, e ajuda o indivíduo a entender e respeitar o outro, melhorando assim as suas relações interpessoais.

Competências e habilidades: Possuir a habilidade de identificar e diferenciar as emoções, compreender sua função e avaliá-las, são capacidades fundamentais ao indivíduo para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Vaz, 2009). E é de grande importância começar a ensinar sobre as emoções e a como lidar com elasdesde cedo, de preferência na primeira infância.

O Instituto Alana (2016) afirma que o desenvolvimento de habilidades emocionais eempatias são importantes no desenvolvimento da primeira infância, no entanto poucoé feito dentro do ambiente escolar ou familiar para incentivar essas competências eproporcionar as trocas, as múltiplas interações, os diálogos e as reflexões coletivasentre pessoas diferentes.

Magalhães (2013) define emoção como uma resposta automática, intensa erápida, inconsciente e/ou consciente, diante de um estímulo e um impulso neuronal que leva o organismo a produzir uma ação. E as funções da emoção estão ligadas à adaptação e na expressão, funcionando como estimulador entre a conduta e o meio. Depois de aplicado a atividade prática nas crianças e tendo em vista sobre a importância da aprendizagem da regulação das emoções, será distribuído aos pais um E-book com orientações de técnicas de Midfulness para relaxamento quando as emoções ultrapassarem respostas negativas, para eles fazerem em casa com seus filhos.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

EKMAN, Paul. Emoções reveladas: reconhecendo rostos e sentimentos paramelhorar a comunicação e a vida emocional. Estados Unidos: Times Books, 2003.

INSTITUTO ALANA. A importância da empatia na educação. Ed. 1. São Paulo,2016.

MAGALHÃES, A. O código de Ekman o cérebro, a face e a emoção. Porto:Feelab Science Books. 2013Vaz, F. J. Diferenciação e regulação emocional na idade adulta: tradução evalidação de dois instrumentos de avaliação para a população portuguesa.Dissertação de Mestrado, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho,Braga. 2009