Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Resumo Estágio Objetivo
Maria Isabel de Lucca Pereira Costa, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia Maria Isabel de Lucca Pereira Costa, discente do 10º período sob supervisão do(a) Professor(a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 87 horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo geral: Desenvolver um grupo online de conversa semanal com adolescentes que apresentam ansiedade e outras questões trazidas por eles. Objetivos específicos: Identificar as demandas dos adolescentes em relação à ansiedade; Identificar as principais características e tipos de sofrimento envolvendo esses adolescentes; Construir estratégias para enfrentar as situações discutidas. Público alvo: Discentes do ensino Médio do Colégio Objetivo. Práticas, procedimentos e Intervenções: Apresentamos a psicoeducação no primeiro encontro para explicar os pensamentos automáticos e logo em seguida nos pediram para trabalhar orientação profissional. Portanto a primeira atividade foi o autorretrato e a roda da vida, ambas são para trabalhar o autoconhecimento. A tempestade de profissões serviu para ampliar a visão dos adolescentes sobre o mercado de trabalho e suas opções, para assim saberem os fatores determinantes sobre essa escolha. Pedimos para realizarem uma pesquisa com algum profissional das áreas escolhidas para refletirem e depois avaliarem o critério de escolhas. Foi realizado um teste de personalidade também para aprofundar ainda mais nas dúvidas que eles tinham (financeiro, sucesso, metas e etc) e por fim, escreveram a carta para o futuro na qual tiverem dificuldade. O objetivo geral da OP é favorecer uma “boa” escolha profissional, definida como aquela que é feita a partir de uma análise crítica da sociedade e do trabalho, e que é tomada por um sujeito que se sente participante ativo da construção de sua própria história e do mundo em que vive (SOUZA; MENANDRO; BERTOLLO; ROLKE; 2009, p.418). Após aprenderem um pouco sobre autoconhecimento, pedimos que trouxessem alguns acontecimentos que remetiam a ansiedade para trocar experiências sobre, chamamos de diário das emoções. Nos últimos encontros, trouxemos técnicas de respiração e relaxamento para ensiná-los a como se comportar diante dessas situações. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. Referências bibliográficas usadas como suporte: SOUZA, L. G. S.; MENANDRO, M. C. S.; BERTOLLO, M.; ROLKE, R. K. Oficina de Orientação Profissional em uma Escola Pública: Uma Abordagem Psicossocial. Psicol. Cienc. Prof. Brasília, v.29, n. 2, p. 416-427, 2009. Universidade Federal do Espírito Santo. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200016&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 de novembro de 2020.