Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Resumo estágio presencial Grupo Asas Social Comunitário
Marcos Luiz Teixeira, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do acadêmico de psicologia Marcos Luiz Teixeira, discente do 10º período sob supervisão da Professora Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 28/11/2020, com carga horária total de 128 horas e ocorreu no formato Presencial no Grupo Asas. Objetivo do Estágio: Geral: Acolher a demanda inicial de sujeitos que procuram o Grupo Asas. Objetivos específicos: Identificar as demandas emocionais recentes enviadas ao grupo; Fazer o acolhimento em saúde mental e encaminhar; Organizar os dados e fazer a devolutiva para a coordenação do grupo. Público alvo: Adolescentes e jovens numa faixa etária de 14 a 21 anos. Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio ocorreu com trabalhos grupais em reuniões semanais, nas quais ocorriam em todos os sábados, no horário de 14:00 as 16:00. O início dos trabalhos, foi fazendo a triagem e coleta de dados dos participantes, onde fizemos os cadastros e repassamos as informações dos mesmos, a direção do grupo Asas, para acompanhamento da demanda, onde girou em torno de 10 adolescentes no total. Posteriormente, a partir das reuniões seguintes, levamos a eles, dinâmicas relativas a sentimentos, no qual levamos balões com papeis dentro, onde haviam sentimentos descritos dentro deles, e pedimos para ver se eles conheciam ou saberiam descrever. Nesta reunião, um adolescente nos pediu para levarmos o tema suicídio, onde fizemos na reunião seguinte. Foi feita a realização desta temática, onde o pessoal presente se mostrou participativo e interessado no tema, porém, pediram para sair desta temática e começar a trabalhar em algo relacionado a questão vocacional. Como em nosso grupo já temos o Saulo que faz a ênfase em Recursos Humanos e já trabalha com a questão vocacional, começamos a abordar este tema. Com a inclinação para este trabalho, tomamos a iniciativa de ir até a comunidade e fazer o convite a todos individualmente. Andamos em todo o bairro e fizemos a panfletagem relativa ao trabalho e, como nosso estágio é social comunitário, aproveitamos para conhecer a realidade social de onde estes jovens estão inseridos, onde a grande parte é de classe baixa. Como nosso trabalho é grupal e boa parte dos encontros vocacionais eram individuais, optamos por manter dinâmicas em grupo e informar mais sobre as profissões a eles. Todos os encontros, utilizamos de dinâmicas para falar sobre profissões, tais como vídeos, dinâmicas, mímicas entre outros. Foi mostrado a eles também, algumas formas que eles poderiam ingressar numa instituição de ensino superior, sendo ela privada ou federal, onde foram apresentados os programas de entrada. Por fim, após mostrar as profissões que eles nos trouxeram e as demais que nós mesmos levamos a eles, foi feita uma dinâmica de encerramento, na qual mostramos a importância de todas as profissões e a necessidade de respeito para com todas elas. Em paralelo a esta demanda, nos foi solicitado também, participar das reuniões do grupo asas, que ocorre todas as terças-feiras, onde pediram que fizéssemos os acolhimentos das demandas psicológicas. Durante essas reuniões, quem solicitasse o atendimento, iria para uma sala particular com um de nós, onde nós fizemos o acolhimento, e dali mesmo já fazíamos o encaminhamento para o acompanhamento psicológico, quando havia a necessidade. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Rossini, Luiz Eduardo de Azevedo; Barros, Mari Nilza Ferrari.  Ações preventivas no contexto da vulnerabilidade social. 2012.

Vitiello, Nelson. Manual de dinâmicas de grupo. São Paulo: Iglu Editora. 1997.