Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Adriana De Souza, Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio básico da acadêmica de psicologia  Adriana De Souza  do 8  período, sob supervisão da Professora Jaqueline Kreutzfeld Toledo,  CRP: 04/30.330.

Este relatório  abrange o período de 06 de agosto de 2020 a 11 de dezembro de 2020, com carga horária de 116 horas e ocorreu no formato presencial, no Centro Integrado de Saúde,  na cidade de Tocantins-MG.

Objetivo do estágio: Aprender a prática do aprendizado da teoria, conciliando ambas.

Público alvo: Jovens, adultos ,crianças e idosos.

Práticas,  procedimentos e intervenções: o estágio era realizado toda sexta-feira pela manhã de 08:00 às 12:00 horas, atendia 4 pacientes, sendo todos adultos,com queixa variadas.  Todos os casos eram quinzenalmente levados à supervisão para  discussões e esclarecimentos de questões pertinentes aos  mesmos, podendo assiaprimor meus conhecimentos.

Além das supervisoes,  busquei por leituras específicas  de acordo com as demandas relacionadas aos atendimentos ,  assim como vídeo aulas disponibilizadas no YouTube ,  Observando prática e teoria .

Cada atendimento tinha em média a duração de 40 a 50 minutos , É entre um atendimento e outro higienização a sala, isso não só para minha preservação ,  mas , mas para preservação e bem estar de todos, já que estamos em plena situacao pandemia.

Procurei cumprir o estágio com responsabilidade e dedicação.

Pude observar que a própria situação  de pandemia ,  Trouxe muita insegurança  É ansiedade a essas pessoas ,  contribuindo ainda mais para um desequilíbrio emocional .

Dos quatro atendimentos que eu fazia, somente um desistiu , sendo assim substituído por outro.

Competências e habilidades: dentro dessa prática pude observar, a associação livre, pois a terapia é escuta, é deixar o paciente falar livremente o que vem à cabeça  naquele momento ,  e assim manter-se atenta a essa fala. procurando não interrompe-lo , no intuito de perceber o foco da terapia.

Outra importante observação  foi a atenção flutuante(analista),  que permite uma compreensão da mente do paciente , livre de sua crítica ou julgamento . A atenção flutuante,  aliada à associação livre ( paciente ), permitem à dupla analítica aprofundar o conhecimento da mente.

Pude observar que o paciente mais aberto à fala, proporciona uma condução mais rápida para determinação do foco, para transferência .

Observei que cada paciente tem sua individualidade ,  É devemos respeita-la,  como exemplo disso dizer que nem todos sentem ansiedade pelo mesmo motivo, devendo ser analisada de acordo com cada um.