Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio Psicologia Social
Mônica Aparecida Cândido, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Grupo Triagem

Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Mônica Aparecida Cândido, discente do 6º  Período sob supervisão do(a) Professor(a)Francesca Stephan Tavares  . Este relatório abrange o período de 20-08-2020 a 26-11-2020, com carga horária total de 60 horas (40h de prática e 20 de supervisão)  e ocorreu   no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social. No estágio de Psicologia Social, tive a oportunidade de algumas intervenções como a    divulgação do  projeto pelas redes sociais, criação de formulários e  planilhas com intuito de organizar melhor os atendimentos  e como também  algumas   orientações a respeito de como utilizar essa plataforma , durante esse estágio pude realizar a escuta desses pacientes  através das   triagens   suas   queixas, ansiedades, sofrimento     a fim de aliviarem suas questões individuais e também como questões relacionadas a pandemia do COVID-19,os pacientes foram encaminhados  para o acolhimento e   as  orientações a respeito das demandas desse acolhimento  foram durante   a  supervisão com nossa orientadora, através de conhecimento teórico e cientifico .  procedimentos e Intervenções: (nesta parte você deverá narrar as informações referentes à prática de estágio realizada, às observações, intervenções, recursos, materiais elaborados, etc. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas:

FIOCRUZ-Ministério da Saúde. Cartilha - Saúde Mental e Atenção psicossocial na pandemia COVID-19 recomendações para gestores. Brasília 07/04/2020

PAPARELLI, Rosélia Bezerra  and  NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini. Psicólogos em formação: vivências e demandas em plantão psicológico. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp.64-79. ISSN 1414-9893. https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000100006.

Revista do Nufen - Ano 03, v. 01, n.01, janeiro-julho, 2011. 119 PSYCHOLOGICAL DUTY AND TRIAGE: CONVERGENCES E DIVERGENCES Maria Cristina Rocha.

Psicologia: Ciência e Profissão 2019 v. 39, e188484, 1-14. O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. https://doi.org/10.1590/1982-3703003188484