Última alteração: 2020-12-07
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Marcela Vieira de Mello, discente do 8°sob supervisão da Professora Francesca Stephan. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 até 30/12/2020 com carga horária total de 572h e ocorreu de no formato Remoto e Presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com criação de conteúdo em Rede Social (Instagram – Info.psicosocial). Objetivo do Estágio: oferecer ao discente a experiência de atuação na Proteção Social Básica do município de Ubá. Público alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social e profissionais da rede socioassistencial. Práticas, procedimentos e Intervenções: No mês inicial realizou-se a revisão de literatura sobre psicologia social, leis e diretrizes do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Do segundo ao quinto mês realizou-se a prática em campo, que permitiu a orientação aos usuários sobre programas, projetos, serviços e benefícios sócio assistenciais, acolhimento e triagem de usuários para escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas por estes, participação em estudos e discussão de casos de famílias em vulnerabilidade social. Concomitante a prática, durante o quarto e quinto mês realizou-se criação de conteúdo para postagem em rede social, com temáticas sobre o CRAS, os serviços que ele oferece, o papel do Psicólogo, atuação e relevância no trabalho social com as famílias. Transcorreu durante todo o processo a orientação do estágio. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. Referências bibliográficas usadas como suporte:
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Centro de Referência de Assistência Social. Disponível em. Acesso em 12/08/2020.
CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (CREPOP); Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS / Conselho Federal de Psicologia (CFP). -- Brasília, 2007.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas [et. al.] (org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2003.
LANCETTI, A. Assistência Social e Cidadania: invenções, tensões e construção da experiência de Santos. São Paulo: Hucitec, 1996.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Orientações técnicas para o Centro de Referência de Assistência Social. Versão Preliminar. Brasília: MDS/SNAS, 2006a.
LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (LOAS), Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, publicada no DOU de 8 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Norma Operacional Básica (NOB/SUAS). Construindo as bases para a implantação do Sistema Único de Assistência Social. Brasília, jul de 2005.
POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU do dia 28 de outubro de 2004.