Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Relatório de estágio supervisionado básico
Marcela Mello, Francesca Stephan

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Marcela Vieira de Mello, discente do 8°sob supervisão da Professora Francesca Stephan. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 até 30/12/2020 com carga horária total de 572h e ocorreu de no formato Remoto e  Presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com criação de conteúdo em Rede Social (Instagram – Info.psicosocial). Objetivo do Estágio: oferecer ao discente a experiência de atuação na Proteção Social Básica do município de Ubá. Público alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social e profissionais da rede socioassistencial. Práticas, procedimentos e Intervenções: No mês inicial realizou-se a revisão de literatura sobre psicologia social, leis e diretrizes do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Do segundo ao quinto  mês realizou-se a prática em campo, que permitiu a orientação aos usuários sobre programas, projetos, serviços e benefícios sócio assistenciais, acolhimento e triagem de usuários para escuta qualificada das necessidades e demandas trazidas por estes, participação em estudos e discussão de casos de famílias em vulnerabilidade social. Concomitante a prática, durante o quarto e quinto mês realizou-se criação de conteúdo para postagem em rede social, com temáticas sobre o CRAS, os serviços que ele oferece, o papel do Psicólogo, atuação e relevância no trabalho social com as famílias. Transcorreu durante todo o processo a orientação do estágio. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. Referências bibliográficas usadas como suporte:

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Centro de Referência de Assistência Social. Disponível em. Acesso em 12/08/2020.

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CAMPOS, Regina Helena de Freitas [et. al.] (org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 2003.

LANCETTI, A. Assistência Social e Cidadania: invenções, tensões e construção da experiência de Santos. São Paulo: Hucitec, 1996.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.

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LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (LOAS), Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, publicada no DOU de 8 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

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POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (PNAS), aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU do dia 28 de outubro de 2004.