Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório De Estagio Básico - Movimentos Sociais
Rafaela Netto Faria, Jefte Moraes Souza

Última alteração: 2020-12-01

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Rafaela Netto Faria, discente do 6° período sob supervisão do Professor Jefte Moraes Souza.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 e 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: O estágio realizado teve como objetivo a promoção e divulgação dos movimentos sociais de Ubá e região, nas redes sociais. Teve como finalidade também, um maior conhecimento dos movimentos socais e de seu trabalho realiza na sociedade.

Público alvo: O público alvo do estágio foram os movimentos sociais de Ubá e região.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio foi feito em modo remoto e para iniciar, foi necessário elaborar uma planilha com todos os movimentos que tinha em Ubá e região, esta lista reuniu cerca de 28 movimentos, com finalidades variadas, mas que exercem suas atividades na região da cidade. Ao entrar em contato com os projetos apresentou-se o projeto a ser realizado, com a proposta de divulgação do movimento. Para os movimentos que aceitaram, foi enviado um questionário com perguntas sobre a criação do movimento, seu objetivo principal, os seus participantes, o público que ele atende, entre outros pontos. E valido conhecer mais afundo esses movimentos, pois precisa-se entender que é por meio desses segmentos que a minoria tem chance de mudar a visão que a sociedade em geral tem deles, Gramsci (1989).

Os movimentos sociais são tentativas coletivas de promover um interesse comum ou de assegurar uma meta comum por meio de uma ação fora das instituições estabelecidas Giddens (2005). Ao entrar em contato e pesquisar sobre os movimentos listados, percebe-se que todas atendem alguma parcela da população do município, e que todas elas têm projetos sociais, o exemplo que se pode usar é o movimento que participou do projeto, Giro de Ubá que mesmo atendendo os ciclistas da cidade, fazem eventos beneficentes para hospitais e escolas. Este movimento ganhou destaque, que hoje serve de exemplo para vários outros movimentos deste segmento.

Com o estudo feito sobre os movimentos sociais, nota-se que de forma direta ou indireta, eles atendem a questões sociais e culturais do lugar, o que pode ser relacionado a fala de Melucci (1989) que diz que os movimentos identificam dimensões subjetivas, afetivas e culturais como indissociáveis do contexto sócio-histórico. Foi o caso da pesquisa feita sobre o grupo ASAS, que atende a pessoas com dependência química, depressão e suicídio, ele tem um grande papel social na reabilitação e recolocada dessas pessoas na sociedade. Este grupo, por motivos não revelado, não pode participar da entrevista e assim não podendo ser feita a divulgação dele nas redes sociais, mas seus organizadores permitiram que fosse feito referências sobre ele.

O grupo dos Movimentos Estudantis de Ubá não teve contato realizado por ser um projeto que se forma a cada demanda que aparece, mas também é de grande relevância na sociedade, pois é através dele que estudantes de redes públicas de ensino, conseguem fazer as reivindicações necessárias para as condições de ensino. Este movimento não é único do município, várias outras cidades possuem.

Outros movimentos aceitaram fazer parte do projeto e responderam o questionário feito, a partir das informações coletadas foi possível ter uma visão mais ampla e um maior conhecimento sobre as motivações, trabalhos e objetivos dos movimentos.

Competências e habilidades: Esse estágio é importante pois uma das vertentes que a psicologia estuda é o movimento social, e aprender sobre ele em pratica da outra visão ao conteúdo. Além disso ela, melhora a habilidade de lidar com demandas que surgem do meio social e menos favorecido.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Gramsci, A. (1989). Intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Civilização Brasileira

Giddens, Anthony. Sociologia. 4 ed. Artmed. Porto Alegre, 2005.

Melucci, A. (1989a). Um objetivo para os movimentos sociais?. Revista Lua Nova, 38, 49-66