Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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NÍVEL DE FLEXIBILIDADE E RESISTÊNCIA ABDOMINAL EM ESCOLARES DE 7 A 15 ANOS PERTENCENTES AO PROJETO SEGUNDO TEMPO DE GUARANI-MG
Guilherme de Souza Bittencourt, Isabella Toledo Caetano, Wellington Segheto, Sabrina Fontes Domingues

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


A prática regular de atividade física pode contribuir para a melhoria dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, como: força, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. Objetivou-se avaliar os níveis de flexibilidade e resistência abdominal em escolares pertencentes ao Projeto Segundo Tempo de Guarani/MG. Os avaliados realizaram o teste de força abdominal de um minuto e o teste de flexibilidade de sentar e alcançar, de acordo com a bateria de teste proposta pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP), utilizando suas tabelas para classificar o desempenho dos avaliados. Realizou-se a estatística descritiva e teste t-students no software SPSS versão 13.0, adotando um nível de significância de p< 0,05. Avaliou-se 60 escolares (11,15±1,77 anos), sendo 22 meninas (10,68±1,61 anos) e 38 meninos (11,42±1,79 anos). A maioria das meninas (54,6%) e dos meninos (44,7%) apresentam um nível de flexibilidade muito fraco. Além disso, 45,5% das meninas e  47,4% dos meninos apresentaram um nível de força-resistência muscular localizada muito fraco. Não houve diferença significativa entres os sexos tanto para o nível de flexibilidade (p=0,27) quanto para força abdominal (p=0,07). Conclui-se que, os escolares avaliados não obtiveram níveis satisfatórios de força abdominal e de flexibilidade, os quais podem contribuir para manutenção de um bom estado de saúde. Assim, medidas efetivas de promoção de atividade física a esses escolares devem ser prioridade, para que possa haver melhorias nos componentes de força abdominal e flexibilidade.