Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Uma experiência de estágio remoto em Psicologia na orientação de pais de crianças ansiosas.
TANIA APARECIDA RIBEIRO, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de Psicologia Tânia Aparecida Ribeiro, discente do 10° Período da UNIFAGOC, sob  supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de Agosto a 30 de Novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do estágio: Psicoeducação sobre ansiedade infantil para pais.

Público alvo: Pais e mães.

Práticas, procedimentos e intervenções: Foi montado um grupo para pais via whatsapp com a temática ansiedade infantil. Inicialmente, foi solicitado que respondessem um questionário que foi disponibilizado por meio das redes sociais das estagiárias. Após o preenchimento as mães (visto que somente mães se inscreveram) foram adicionadas a este grupo em data pré determinada e foi dado início ao mesmo. Em um primeiro momento foi feito um vídeo de apresentação da estagiária às mães onde foram colocadas algumas regras para melhor funcionamento do grupo. Posteriormente as mães falaram sobre o comportamento dos filhos para que pudesse ficar mais clara as especificidades daquele grupo. Iniciou-se um trabalho de psicoeducação com materiais construídos pelas estagiárias como, vídeos explicativos sobre o que é ansiedade, vídeos sobre as emoções, ajudando a entender melhor quais são, a identificá-las bem como a importância das mesmas. Foi disponibilizado um questionário para que as mães através do que foi passado pudessem compartilhar os comportamentos que elas percebiam como ansiosos nos filhos. Sendo assim algumas técnicas de controle da respiração, meditação e relaxamento foram compartilhadas para ajudar as crianças em um momento de crise. Atividades que trabalham pensamentos, emoções e comportamentos foram disponibilizadas para que pais e filhos pudessem identificar juntos cada um desses aspectos que estariam relacionados a respostas de ansiedade, ajudando a amenizar esses  pensamentos e comportamentos disfuncionais nos momentos sem ou com crises, tornando assim um hábito mais funcional para as crianças.

Competências e habilidades: Através dessa experiência de estágio, foi possível perceber que às vezes as dificuldades apresentadas pelas crianças no trato com suas emoções, podem desencadear angústia para os pais. Estes, por sua vez, podem não saber dar as melhores respostas para essa problemática e buscam orientação de um  profissional para que eles próprios (pais) possam ajudar os filhos. Desta forma o trabalho de orientação parental pode se colocar como um serviço de Psicologia muito rico para o aprendizado desses pais. Conforme  World Health Organization (2014, citado por NEUFELD et al, 2018) trabalhos com grupos de treinamento de pais tem se mostrado eficazes haja visto que proporcionam a estes a aprendizagem por meio da psicoeducação e treino de habilidades para os desafios que surgem no processo de educação e cuidado com os filhos. De acordo com Yalom (2008, citado por NEUFELD et al, 2018), nessa abordagem grupal alguns fatores contribuem para a eficácia dessa intervenção como o fato das pessoas que compõem o grupo perceberem que mais pessoas passam por situações semelhantes às delas, o compartilhamento de experiências, a ajuda mútua entre os membros, o acolhimento e aceitação do grupo. Esses aspectos estiveram presentes na composição desse grupo, visto que as mães identificaram que passavam por situações parecidas e compartilharam suas vivências, dúvidas, medos e estratégias com as demais. Esta intervenção proporcionou à estagiária nova perspectiva de atuação dentro da Psicologia colocando a tecnologia como mais uma ferramenta para aproximar o profissional de seu público alvo, visto que mesmo que o grupo tenha acontecido de forma remota, mediado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, foi perfeitamente possível a implementação e continuação do grupo por meio desta tecnologia, sendo que as participantes permaneceram do início ao fim desta intervenção que teve a duração de 10 semanas.


Referências bibliográficas usadas como suporte:

NEUFELD, Carmem Beatriz. Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora: v. 12 n. 3 p. 1-11,  Set/Dez. 2018. Disponível em <https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23753> Acesso em 17 nov. 2020.