Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Materiais de incentivo à Autonomia
Dalila Nogueira Lopes, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-27

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico das acadêmicas de psicologia Dalila Nogueira Lopes, discente do 8º período de Psicologia, sob supervisão da Professora Cristina Toledo. Este relatório abrange o período de 18 de agosto de 2020 a 20 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio:

Objetivo Geral: Construir material terapêutico para ser usado em intervenções com crianças dentro de diversos contextos, como clínico ou escolar, baseado na terapia cognitivo-comportamental.Objetivos Específicos: Com base nos estudos sobre desenvolvimento infantil, apresenta-se como alvo deste trabalho fabricar materiais que estimulam a autonomia em crianças de 2 a 8 anos.

Público alvo:

Psicólogos, profissionais da área escolar e familiares de crianças de 2 a 8 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Inicialmente, de acordo com a área de interesse, foi escolhido o tema autonomia como base para a criação dos materiais terapêuticos. Compreendendo, que trabalhar e incentivar a autonomia desde a infância é de extrema importância para que o desenvolvimento e amadurecimento da criança ocorra de forma saudável, acarretando menos prejuízos no futuro.

De acordo com Erikson, citado em Papalia & Feldman (2013), a autonomia acontece quando a criança sente necessidade de explorar o mundo, e consegue fazê-lo quando também está acontecendo o amadurecimento físico, cognitivo e emocional. Além disso, a autonomia é marcada pela capacidade de autocontrole e autoconsciência, permitindo com que a criança troque o julgamento do outro pelo próprio.  Contudo, decidiu-se produzir dois materiais que podem ser usados juntos ou separadamente para estimular um comportamento mais autônomo, respeitando as limitações de cada faixa-etária.

O primeiro material a ser desenvolvido foi chamado de “Quadro de incentivo à autonomia”, cujo objetivo é reforçar comportamentos mais autônomos nas crianças, trabalhando em conjunto com os pais, tornando a realização dessa tarefa mais fácil e eficaz. O material dispõe de um quadro infantil, marcado com atividades diárias que podem ser escolhidas de acordo com a faixa-etária de cada criança, abordando tarefas a serem realizadas no decorrer da semana. Da mesma forma, foi produzido outro quadro para que os pais pudessem acompanhar e incentivar o filho/a, reforçando a importância de deixá-lo realizar as ações sozinho. Diante disso, pode ser ressaltada a relevância do trabalho em conjunto com os pais, pois é importante que eles entendam o processo de deslocamento da dependência para autonomia e consigam manter um equilíbrio que será favorável para o desenvolvimento da criança.

O segundo material é composto por um livro, confeccionado por feltro, denominado “O que eu já consigo fazer?”. O objetivo do livro é que a criança, de forma lúdica, entenda e demonstre o que ela consegue ou não fazer. Além disso, ela também poderá interagir e aprender a fazer coisas novas, estimulando-a a realizar as atividades propostas. Ao longo do acompanhamento ela conseguirá, através das historinhas, perceber o que ela já aprendeu a fazer. No livro, foram confeccionados cenários nos quais realizam-se as atividades do dia-a-dia, retratando ações como: dormir sozinho, vestir-se sozinho, ir ao banheiro, tomar banho sozinho, escovar os dentes, amarrar o cadarço do próprio tênis, e brincar com os amigos. Todas as páginas são interativas, assim a criança não apenas ouve passivamente a história contada, mas também pode realizar as ações e, contudo, aprender com elas.

Por fim, todos os materiais citados foram aplicados em crianças que estavam dentro da faixa-etária desejada para a realização do trabalho. Assim, pode-se destacar a importância de a psicologia estar em uma busca constante por novos materiais e metodologias a serem utilizadas nos seus campos de atuação, suprindo também as diversas demandas que surgem.  Diante disso, Sakamoto (2011), diz que o trabalho do psicólogo é transformador e visa a promoção da saúde. Quando o terapeuta utiliza da criatividade para o acontecer dessas transformações, ele está contribuindo enormemente para o sucesso do processo clínico.

Competências e habilidades:

No decorrer do estágio foi possível adquirir as seguintes habilidades e competências: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos e a emergência de novas técnicas para prática; Considerar os contextos sociais no qual o sujeito está inserido; Atuar multiprofissionalmente e de forma integralizada; Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; Produção de conhecimento; Reconhecer as diversas possibilidades de intervenções na Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a; Planejamento de intervenções e criação de materiais terapêuticos .

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Sakamoto, C. K. (2011). Clínica psicológica: o manejo do setting e o potencial criativo. Boletim de Psicologia, 61(135), 149-157.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento humano. Artmed editora