Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Intervenção com pais e mães gestantes no período da pandemia.
Ana Luiza Santos, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-27

Resumo


A gravidez é uma etapa da vida caracterizado por mudanças psicológicas, biológicas e sociais, por isso, indica-se nesse período acompanhamento psicológico especializado para a preservação da saúde da mulher e consequentemente da criança e família. Desse modo, diante da carência de trabalhos relacionados a psicologia perinatal no Brasil, tal como, a dificuldade de encontros presenciais no período da COVID-19 foi identificado a necessidade de um trabalho voltado ao público em questão, em vista disso a estudante Ana Luiza dos Santos do curso de psicologia da instituição UNIFAGOC elaborou um modelo de estagio remoto através da plataforma WhatsApp sob supervisão da professora Cristina Toledo, essa ferramenta foi responsável por promover um grupo para trocas de informações, bem como, orientação e auxílio aos pais e mães gestantes nas questões pertinentes ao período gestacional humano. O estágio ocorreu no período de 18 de agosto de 2020 a 20 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas.

Objetivo do estágio:

Teve-se como objetivo divulgar informações sobre a fase gestacional, trazendo medidas preventivas por meio da produção de materiais, tal como textos, infográficos e vídeos que dispunham como tema as diversas circunstancias surgidas nesse período, como por exemplo, a relação mãe ideal vs mãe real, depressão pós-parto, ansiedade diante do novo papel social, entre outros.

Público alvo:

Pais e mães gestantes.

Práticas, procedimentos e Intervenções:

Foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica em que a coleta de dados foi feita a partir de artigos, livros e revistas cientificas norteando dessa forma a construção dos conteúdos divulgados aos membros do grupo.

Como resultados temos a produção de questionamentos, assim como, a desconstrução de pensamentos dos integrantes do grupo no que se refere aos mitos e verdades sobre o período gestacional. Os indicadores foram coletados através de reações por emoji e mensagens positivas, deste modo, a interação integral dos membros ao grupo durante todo o estágio variou entre 40% a 60% do total de nove participantes. Outro fator importante para a análise trata-se da fidelidade e presença dos pais ao grupo até o termino do estágio.

Competências e habilidade:

O estudo direcionado à busca de informações ao campo da psicologia perinatal apontou a necessidade de uma análise crítica a baixa exploração dos profissionais ao campo em questão, uma vez que, muitos profissionais desconhecem essa área de atuação da psicologia, limitando- se assim aos campos mais desenvolvidos dentro da profissão. Ainda, é preciso levar em consideração que o atual cenário da COVID-19 exigiu a reinvenção e criação de um campo distinto daquele conhecido pelos acadêmicos, tal experiência despertou a curiosidade, estimulação da criatividade, bem como, a construção de pensamento crítico perante as novas possibilidades de atuação do profissional.  Além disso, o estagiário ao analisar os novos desafios do campo de atuação reflete sobre sua conduta e responsabilidade enquanto estagiário e futuro profissional da psicologia, levando a psicologia como ciência e profissão, reconhecendo seu compromisso social, sua competência e limitações diante a produção de práticas de intervenção.