Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Abuso sexual infanto-juvenil: Ferramentas para se trabalhar o combate
Laura Marcine Cruz Leite, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


O abuso sexual infantil é um fenômeno de grande ocorrência no que diz respeito a violência acometida contra crianças. Mesmo com o ECA e com leis estabelecidas para proteger menores, os números da violência são elevados, podendo estar relacionado com a desinformação em razão da ausência de uma educação sexual efetiva, tal como, do desconhecimento sobre como e onde notificar a violência. Desse modo, a aluna Laura Marcine Cruz Leite, discente do 8º período do curso psicologia do UNIFAGOC produziu um e-book gratuito, sob supervisão da Professora Cristina Toledo, destinado a pais e crianças com o intuito de orientar e ensinar por meio de atividades lúdicas sobre o corpo. Este e-book é produto do estágio remoto que abrange o período de 18 de agosto de 2020 a 20 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas.

Objetivo do Estágio: Divulgar informações sobre os meios de denúncia, como, por exemplo, números e sites afim de que a violência em questão seja denunciada. O e-book conta também com informações acerca do perfil dos agressores e aos sinais que as crianças apresentam em situação de abuso, facilitando assim a identificação do acometimento do ato.  Além disso, o material disponibiliza atividades infantis tal como o “semáforo do toque” auxiliando as crianças no reconhecimento das partes do seu corpo que podem ou não ser tocadas.

Público alvo: Pais, psicólogos, crianças e profissionais da área escolar.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O modelo de raciocínio utilizado no trabalho foi a metodologia de pesquisa dedutiva, uma vez que, houve o levantamento de dados, bem como, a análise dos casos gerais de crianças abusadas sexualmente em todo Brasil. Portanto, na pesquisa empregamos a técnica bibliográfica-documental, em razão da utilização de artigos, legislações e referenciais teóricos, no intuito da redução do tabu e da aprendizagem do público alvo. Em relação aos resultados, foi observado durante a aplicação das atividades o desenvolvimento global da criança que ao brincar estimula sua visão, audição, tato e motricidade. Vygotsky (1984) atribui grande importância ao papel do ato de brincar na constituição do pensamento infantil, uma vez que, é por meio das brincadeiras que a criança reproduz situações vividas em seu cotidiano, as ressignificam e as reproduzem no real, sendo assim, além da prevenção as atividades trabalham também com a identificação, reelaboração e criação de novas possibilidades diante de situações abusivas.

Competências e habilidades:  Estudos mostram que com a pandemia de COVID-19, houve um aumento dos casos de abuso sexual infanto-juvenil, demonstrando, a insuficiência de políticas públicas preventivas e punitivas para esses casos. Devido a essa constatação e por estarmos estudando de maneira remota, optamos pela construção de um ebook que trabalha o combate ao abuso sexual infantil. Material este que é destinado a adultos e crianças. A construção do ebook demandou-se criatividade, planejamento e estruturação para a criação de textos, instrução para a utilização de programas de edição e montagens, organização para a construção de um material consistente, entre outros atributos. O estágio de construção de materiais proporcionou grandes ganhos para a formação de seus alunos, através dele, experienciamos novos tópicos para estudos e também relembramos tópicos já estudados, além disso, trabalhou-se com o aluno o olhar crítico quanto as demandas populacionais, mostrando a psicologia na produção de instrumentos capazes de intervir na proteção de seus indivíduos.