Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Resumo do Relatório de Estágio Remoto Colégio Objetivo
Camila Ferro Machado, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado (básico ou concentrado) do(a) acadêmico(a) de psicologia CAMILA FERRO MACHADO, discente do 10º período sob supervisão do(a) Professor(a) FRANCESCA STEPHAN TAVARES. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 90 horas e ocorreu de no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Objetivo geral: Desenvolver um grupo online de conversa semanal com adolescentes que apresentam ansiedade e outras questões trazidas por eles. Objetivos específicos: Identificar as demandas dos adolescentes em relação à ansiedade; Identificar as principais características e tipos de sofrimento envolvendo esses adolescentes; Construir estratégias para enfrentar as situações discutidas. Público alvo: Discentes do ensino Médio do Colégio Objetivo. A princípio, foi abordado sobre o que era a psicoeducação, distorções cognitivas e pensamentos automáticos, ensinamos sobre o que é e como identificar e solucionar cada um desses conceitos. Após isso, realizamos uma pesquisa sobre orientação profissional, onde realizamos um auto retrato, roda da vida, tempestade de profissões, avaliação de critérios, pesquisas com profissionais e carta para o futuro. Além disso realizamos também, um teste de perfil comportamental, onde os participantes puderam conhecer e entender sobre como funcionar a orientação profissional e poder ter mais clareza do que escolher para graduarem. Por fim, nossa última pesquisa foi sobre a ansiedade e técnicas de respiração para auxiliar em momentos de crises.

No primeiro encontro, apresentamos o que é a psicoeducação e como podemos identificar esses pensamentos automáticos. Os alunos fizeram um desabafo sobre o regime remoto e a tensão e ansiedade que estão para realizarem o ENEM mesmo diante dessa pandemia. Os participantes nos solicitaram para que apresentassem materiais sobre orientação profissional. Então, nossa primeira atividade para os participantes foi para realizarem um autorretrato e a roda da vida que envolvem o autoconhecimento.

No segundo encontro, apresentamos a história da orientação profissional e realizamos perguntas relacionadas às atividades anterior. Os participantes, relataram dificuldades em realizar alguns pontos dos testes pois ainda não estão na faculdade e nem tinham parado para pensar em alguns pontos para estabelecerem metas de vida pessoal e profissional. Por outro lado, relataram ter autoconhecimento e algumas certezas do que querem para a vida.

A segunda atividade trabalhada foi a tempestade de profissões e um material sobre a importância de conhecermos a realidade profissional. Nessa etapa, os participantes relataram que foi mais tranquilo realizar a pesquisa pois já possuem em mente alguns cursos que achariam interessante de fazer. Os participantes relataram que tiveram dúvidas apenas de qual área seguir dentro da profissão pretendida.

No terceiro encontro, demos um feedback apresentando sobre os fatores determinantes na escolha profissional e pedimos para eles realizarem uma pesquisa com profissionais e avaliação de critérios. Nessa atividade, relataram achar difícil pois tem que escolher o que é e o que não é prioridade e a dificuldade da escolha de algumas áreas por conta do mercado de trabalho, hoje essa área pode estar sendo uma boa escolha, porém amanhã já não pode mais ser uma boa escolha.

No quarto encontro apresentamos um pouco sobre a personalidade e passamos para os alunos um teste de perfil comportamental. Os participantes relataram que foi difícil de se auto analisar na personalidade. Para o encontro seguinte, pedimos aos participantes para realizarem uma carta para o futuro.

No quinto encontro, os participantes relataram que a carta para o futuro foi uma das etapas mais difíceis de realizar, pois acharam muito vago e por mais que imaginassem um futuro do jeito que quisessem, seria algo muito imprevisível, pois não sabem o que pode acontecer.

No sexto encontro, pedimos aos participantes que trouxessem para o grupo, experiências que tragam à tona a ansiedade, pedimos também que realizassem um diário das emoções e realizarem uma reflexão sobre o que influencia nesses sentimentos, como chegou a sentir essa emoção diante de tal situação. Ambos disseram que é difícil mapear nossas emoções mas que pensando por esse lado poderia evitar emoções piores. O participante A relatou que tem dificuldades de se concentrar e realizar várias tarefas, o participante B, disse que se sente na maioria das vezes incapaz, sente um cansaço e tristeza que geram gatilhos que causam o seu desânimo de seguir com os estudos. Discutimos sobre a importância de manter o foco e a organização das tarefas e sobre o autoconhecimento a fim de evitar situações de gatilhos.

No sétimo encontro, apresentamos para os participantes diferentes técnicas que auxiliam no controle emocional, no controle da ansiedade e principalmente o stress. O participante A, relatou que já pesquisou sobre o Mindfulness e acha muito válido pois são técnicas que nos ajudam a enxergar e enfrentar nossas situações de outra maneira.

Do oitavo encontro até o último, deixamos o nosso espaço virtual para um momento de relaxamento, com o auxílio de uma música relaxante, realizamos com os participantes o exercício Acalme-se e a Respiração Diafragmática. Os participantes gostaram desse momento de descontração e relataram estar praticando em outros momentos para aliviarem a tensão diante de situações cotidianas.

. Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente. Referências bibliográficas usadas como suporte: CARVALHO, M. R. D; MALAGRIS, L. E. N; RANGÉ, Bernard P.. Psicoeducação em Terapia Cognitivo Comportamental : 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019. p. 3-15.

MOURA, C. B. D. Orientação Profissional: Sob o enfoque da Análise do Comportamento. 1. ed. São Paulo: Alínea, 2004. p. 1-121.