Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Relatório de estágio supervisionado básico: Atuação clínica, com ênfase psicanalítica.
Tatiele Jerônimo Rezende, Jaqueline Duque kreutzfeld Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Tatiele Jerônimo Rezende, discente do 8° período sob supervisão do(a) Professor(a) Jaqueline Duque kreutzfeld Toledo. Este relatório abrange o período de 07/08/2020 à 11/12/2020, com carga horária total de 116:00horas, sendo 96:00horas de prática e 20:00horas de supervisão e ocorreu de no formato Presencial – Programa de Saúde a Família São José, bairro Boa Vista, Avenida José Rodrigues da Costa.

Objetivo do Estágio: Desenvolver uma postura e atuação clínica, com ênfase psicanalítica, com atuação na rede pública da cidade de Tocantins-MG.

Público alvo: População adolescente e adulta, que busca atendimento psicoterápico na rede pública de saúde da cidade de Tocantins-MG.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Este estágio foi composto por supervisões realizadas em quinzenas, intercalando com período da prática. Na supervisão expúnhamos nossos casos e discutíamos sobre, tentando elaborar um diagnóstico/prognóstico, compreender melhor o paciente, corrigir nossa pratica, postura, e atuação perante aquele sujeito. É durante a supervisão que ganhamos um maior arcaboiço teórico, para introduzir na nossa atuação prática.

A parte prática do estágio ocorria uma vez na semana, quatro horas diárias, o atendimento era realizado de forma individual em cerca de aproximadamente quarenta minutos cada atendimento, esses atendimentos eram feitos em um consultório dentro do PSF, entre um paciente e outro tinha um intervalo de aproximadamente 15 à 20 minutos para higienização da sala, devido ao momento pandêmico que estamos vivendo.

Durantes os atendimentos clínicos, pude vivenciar angustias, realizações, frustações e vários outros sentimentos que estão contribuindo de forma fervorosa na minha construção acadêmica acerca da clínica psicanalítica.

Conseguir identificar e diferenciar muitos dos conceitos psicanalíticos que conhecia somente na teoria, conceitos como resistência, transferência, contratransferência e recalque são alguns dos conceitos que pude conhecer de forma prática e ter uma maior clareza sobre eles nesse estágio.

Competências e habilidades: Durante a minha atuação pratica na psicologia clínica com ênfase psicanalítica, conseguir identificar e diferenciar muitos dos conceitos psicanalíticos que conhecia somente na teoria, conceitos como resistência, transferência, atenção flutuante e associação livre, são alguns dos conceitos que pude conhecer de forma prática e ter uma maior clareza sobre eles nesse estágio.

Tive pacientes que durante as sessões trouxe consigo enorme resistência, resistência essa que gerou muita angustia em mim enquanto estagiária, durante as supervisões cheguei até a confundir a resistência que estava acontecendo, com outro conceito psicanalítico, que é o de transferência.

De acordo com Freud, conforme citado por (MATTOS, 2010), “tudo o que interrompe o progresso do trabalho analítico é uma resistência” e foi esse fenômeno psíquico que estava acontecendo no processo psicoterápico, a paciente estava comparecendo em todas as sessões, não chegava atrasado, estava sempre presente, mais não se sentia preparado para trazer novas questões, sempre agia com o silêncio e ter manejo para agir perante esse silêncio foi algo que me gerou angustia. Me parecia que o trabalho não estava sendo feito, só que não era isso que estava acontecendo, a paciente estava em um movimento de resistência, pude confirmar isso, quando ela trouxe que os sintomas com os quais ela chegou estava diminuindo.

Um conceito que também se mostrou muito presente na prática do estágio foi o de associação livre que de acordo com Freud, conforme citado por (SOUZA; COELHO, 2012), “O método surgiu como uma exigência de que se falasse sem permitir a autocrítica, o que tornava possível que os conteúdos inconscientes surgissem, mesmo que desordenadamente.”

Com isso vem a atenção flutuante de Freud, conforme citado por (SOUZA; COELHO, 2012), é escuta do inconsciente, não somente no sentido de que é o que se ouve ali, mas sobretudo no sentido de que é com isso que se ouve (comunicação dos inconscientes, virar seu inconsciente como órgão receptor, etc).

A atenção flutuante é a escuta que faço enquanto psicoterapeuta, eu escuto com atenção deixando analisando falar livremente e interpreto o que seu inconsciente deixa escapar para o seu consciente através da fala. Fazer isso exige muito estudo e muita prática, pude perceber que isso acontece sim, durante o atendimento, mas devido a minha pouca experiência prática, não conseguir identifica todos esses processos durante as sessões, mais depois que estudava e discutia o caso na supervisão, relia minhas anotações, algumas vezes pude identifica esses fenômenos.

Referências:

MATTOS, André Santana. A gênese do conceito de resistência na psicanálise. TransForm. Psicol. (Online), São Paulo, v. 3, n. 1, 2010.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-106X2010000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 nov.  2020.

SOUZA, Carolina Rodrigues Alves; COELHO, Daniel Menezes. O neutro em psicanálise: da técnica à ética. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 1, p. 95-110, 21 mar. 2012. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/fractal/v24n1/v24n1a07.pdf>. Acessos em 21 nov. 2020.