Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Uma experiência de estágio com grupo de orientação de pais sobre ansiedade infantil
Luana Moreira Moreira da Silva, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de Psicologia Luana Moreira da Silva, discentes do 10° Período da UNIFAGOC, sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de Agosto a 30 de Novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do estágio: Psicoeducação sobre ansiedade infantil para pais e mães.

Público alvo: Pais e mães.

Práticas, procedimentos e intervenções: Foi montado um grupo para pais e mães via whatsapp com a temática ansiedade infantil. Inicialmente, foi solicitado que respondessem um questionário que foi disponibilizado por meio das redes sociais das estagiárias. Após o preenchimento as mães (visto que somente mães se inscreveram) foram adicionadas a este grupo em data pré determinada e foi dado início ao mesmo. Em um primeiro momento foi feito um vídeo de apresentação das estagiárias às mães onde foram colocadas algumas regras para melhor funcionamento do grupo. Posteriormente as mães falaram sobre o comportamento dos filhos para que pudesse ficar mais clara as especificidades daquele grupo. Iniciou-se um trabalho de psicoeducação construídos pelas estagiárias como, vídeos explicativos sobre o que é ansiedade, vídeos sobre as emoções, ajudando a entender melhor quais são, a identificá-las bem como a importância das mesmas. Foi disponibilizado um questionário para que as mães através do que foi passado pudessem compartilhar os comportamentos que elas percebiam como ansiosos nos filhos. Sendo assim algumas técnicas de controle da respiração, meditação e relaxamento foram compartilhadas para ajudar as crianças em um momento de crise. Atividades que trabalham pensamentos, emoções e comportamentos foram disponibilizadas para que pais e filhos pudessem identificar juntos cada um desses aspectos que estariam relacionados a respostas de ansiedade, ajudando a amenizar esses  pensamentos e comportamentos disfuncionais nos momentos sem ou com crises, tornando assim um hábito mais funcional para as crianças.

Competências e habilidades: Através dessa experiência de estágio pude perceber o quão importante é o papel do psicólogo, principalmente voltado para o desenvolvimento infantil, pois existem muitas dúvidas, medos e incertezas sobre esse assunto e por muitas vezes isso acaba sobrecarregando os pais, pois são peças principais no desenvolvimento dos filhos.  Sendo assim acaba surgindo a ansiedade nos filhos e nos próprios pais, por não conseguirem ajudar da forma adequada. Nesse estágio pude me aprofundar mais na área de desenvolvimento infantil, aprendi várias técnicas que ajudam a controlar e a lidar de uma maneira mais leve com a ansiedade e assim consegui passar todo conhecimento adquirido para as mães que buscavam de alguma forma ajudar seus filhos. Desenvolvi vídeos sobre o tema, e foi uma grande superação lidar com a câmera e falar mais sobre esse assunto que acomete tantas crianças. Foi muito enriquecedor poder realizar esse estágio e perceber que a psicologia pode caminhar lado a lado com a tecnologia e que essa parceria dá certo. E através do grupo foi possível  perceber o quanto as mães se sentiram acolhidas por perceberem que outras mães também estavam passando pela mesma situação e que juntas poderiam compartilhar suas experiencias e através da nossa mediação estavam conseguindo ajudar os seus filhos a lidarem com a ansiedade.Isso é satisfatório, saber que o nosso empenho gerou bons frutos.

De acordo com Yalom (2008, citado por NEUFELD et al, 2018), nessa abordagem grupal alguns fatores contribuem para a eficácia dessa intervenção como o fato das pessoas que compõem o grupo perceberem que mais pessoas passam por situações semelhantes às delas, o compartilhamento de experiências, a ajuda mútua entre os membros, o acolhimento e aceitação do grupo.

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

NEUFELD, Carmem Beatriz. Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora: v. 12 n. 3 p. 1-11,  Set/Dez. 2018. Disponível em <https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23753> Acesso em 17 nov. 2020.