Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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O auxílio a pais na identificação e gerenciamento das emoções das crianças.
Elessandra Cristina Reis Ferreira, Cristina Todelo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico da acadêmica de psicologia Elessandra Cristina Reis Ferreira, discente do 8º período sob supervisão da Professora Cristina Toledo. Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 a 15 de novembro de 2020, com carga horária total de cem (100) horas e ocorreu no formato Remoto. Objetivo Geral: Orientar e psicoeducar grupo de pais pelo Whatsapp para que possam auxiliar suas crianças a identificar e gerenciar suas emoções. Objetivos Específicos: Realizar orientação e fornecer subsídios para auxiliar os pais nos seus enfrentamentos diários com as crianças; Assessorar os pais para que possam auxiliar as crianças a reconhecer, nomear e lidar com as emoções de forma construtiva; Subsidiar a esse grupo de pais a fim de reconhecer as reações físicas e comportamentais das crianças desencadeadas pelas emoções e sentimentos; Esclarecer como essas emoções impactam no modo da criança sentir, agir e de se expressar, auxiliando no autocontrole emocional. De acordo com a psicologia, nascemos com algumas emoções básicas: alegria, tristeza, medo, raiva e nojo, que são essenciais para nossa sobrevivência. Apesar de muitas vezes preferirmos os momentos alegres e tentarmos evitar os tristes, precisamos passar por ambos. Por meio da “conversa sobre emoções” na família, as crianças são capazes de aprender que suas emoções fazem sentido, isso é possível quando os pais refletem, nomeiam e ampliam a emoção que o filho está descrevendo, e o ajuda a encontrar formas de enfrentamento (LEAHY, 2016). As emoções são importantes na nossa vida, elas não são “doenças” e sim respostas que nosso corpo emite aos estímulos externos que recebemos. Saber reconhecer, nomear e lidar com as emoções de forma construtiva é um aprendizado fundamental para que a pessoa se torne um adulto emocionalmente saudável. A infância é um período de muitas alterações neurológicas, assim, as intervenções precoces podem ser extremamente benéficas na promoção e no desenvolvimento saudável (GOLEMAN, 1995). Desse modo, a família possui um papel importante, não somente no estímulo, mas para ensinar as emoções primárias proporcionando condições psicológicas positivas e favorecendo o amadurecimento das crianças de forma saudável. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo relatar uma experiência de estágio em Psicologia do Desenvolvimento utilizando-se da psicoeducação com os pais para se trabalhar as emoções das crianças. Como método, foi desenvolvido um convite do estágio no aplicativo Canva e divulgado em redes sociais (Facebook, Instagram, amigos etc.). Na bio do Instagram havia um link que direcionava a um formulário do Google Forms para que os interessados realizassem suas inscrições. A partir dessas inscrições foi criado um grupo de pais através do aplicativo Whatsapp. Foi feito um planejamento prévio contendo toda a programação dos conteúdos disponibilizados, como também os dias que seriam postados os materiais e os dias que o grupo permaneceria aberto para os questionamentos e sugestões dos integrantes. O grupo foi formado com 36 (trinta e seis) pessoas. Através deste grupo foram apresentados todos os trabalhos, como também realizada a interação. Os personagens do filme “Divertida Mente” foram usados como referência para se trabalhar as emoções.  Os materiais disponibilizados para os integrantes foram em formato de produção de textos, vídeos e atividades para que os pais pudessem trabalhar com as crianças. Em cada semana abordou-se um tema diferente. Primeira semana - A importância de se falar sobre as emoções com as crianças; Segunda semana – Emoção Raiva; Terceira semana - Emoção Medo; Quarta semana – Emoção tristeza; Quinta semana – Emoção Nojo; Sexta semana – Emoção Alegria e o desenvolvimento e disponibilização no grupo de um questionário/pesquisa do Google Forms, como forma de avaliação da satisfação da participação dos integrantes no grupo; Sétima semana - Importância do desenvolvimento da Empatia nas crianças; Oitava semana – As Fases do desenvolvimento da infância segundo Piaget; Nona semana – Jogo da Memória: Emoções; Décima semana - Live com os participantes do grupo.  A realização do estágio on-line foi um meio de extrema importância e necessidade, uma vez que o isolamento social está sendo uma questão de biossegurança devida à pandemia do Novo Corona Vírus. O trabalho foi de imensurável significância na vida acadêmica, pois, além da aquisição das habilidades do contato, houve interação com o grupo de pais, manejo das estratégias usadas e aprendizado complementar. Na mesma proporção, observou-se um grande benefício para esses pais participantes, pois, apesar de não ser um trabalho de intervenções, a psicoeducação no momento atual em que estamos vivendo, essa orientação com certeza foi um conforto para essas pessoas, pois, vários pais relataram estar com grandes dificuldades em conduzir suas novas rotinas.  Sem dúvida foi um aprendizado de suma importância para ambos, além de uma importante experienciação das teorias estudadas. Assessorada pela supervisora que, desempenhou um excelente trabalho de orientação e apoio, foi possível desenvolver um trabalho de qualidade e com excelentes resultados. Acredito e gosto de trabalhos grupais, identifico-me com tal modalidade. Compreendendo a importância da motivação para a aprendizagem e a utilidade que ela pode representar para o indivíduo, seja para o momento, seja para o futuro, os pais foram encorajados a enfrentar os desafios propostos pela vida com a confiança de serem pessoas capacitadas e preparadas (PILETTI; ROSSATO, 2018). Obtivemos vários retornos estimulantes e satisfatórios dos pais, alguns até mesmo emocionantes.

 

Referencias:

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

LEAHY, R. L. Terapia do Esquema Emocional. Manual para o Terapeuta. [s.l.] artmed, 2016.

PILETTI, N.; ROSSATO, S. M. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2018.