Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Uma experiência de estágio remoto em psicologia na construção de um e-book
TANIA APARECIDA RIBEIRO, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-11-26

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Tânia Aparecida Ribeiro,  discente do 10º período sob supervisão da Professora Cristina Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto à 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas  e  ocorreu no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: O objetivo deste estágio tratou-se da criação de material terapêutico ou de estimulação para a clínica infantil.

Público alvo: O público alvo deste material foram os pais das crianças. Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio em questão tratou-se da elaboração e construção de um e-book voltado aos pais, com o objetivo de apresentar a abordagem educativa da disciplina positiva, bem como alguns conceitos sobre as emoções e como os pais podem auxiliar às crianças no desenvolvimento das suas emoções. Ao final do estágio também foi gravado um vídeo em que as atividades sugeridas no e-book  foram colocadas em prática com uma criança  com 8 anos de idade.  Conforme Nelsen (2016) a disciplina positiva é um modelo educativo que busca educar por meio da firmeza e da gentileza, busca reforçar os acertos e não os erros, essa abordagem é sustentada no afeto, empatia e respeito mútuo, não se trata de ser permissivo, mas também não cabe aqui trabalhar com uma abordagem em que os pais sejam autoritários, o interessante é deixar que a firmeza e a gentileza caminhem juntas no processo da educação da criança, para fortalecer suas percepções.Conforme Dalgalarrondo(2008) as emoções são reações afetivas intensas, momentâneas e passageiras, que se manifestam acompanhadas de alterações corporais como alterações neurovegetativas, hormonais, entre outras, causadas por situações marcantes. De acordo com Janiro (2015), é importante realizar precocemente um trabalho sobre as emoções com as crianças, possibilitando que a identificação e o reconhecimento das emoções dê a elas instrumentos para compreender seus estados emocionais, lidar com problemas, aprender a ter empatia, além desse trabalho ser um precursor para o desenvolvimento de um dos tipos de inteligência chamado inteligência emocional.

Competências e habilidades: Por meio do desenvolvimento desse material foi possível aprender uma abordagem à qual não conhecia, a da disciplina positiva, que trata a criança de forma respeitosa, e que pode apresentar ferramentas aos pais e cuidadores no processo educativo da criança; além de ser possível compreender a importância das emoções no nosso processo de desenvolvimento e como formas de regulação emocional são também relevantes para que a criança saiba lidar melhor com as emoções que causam sensações desagradáveis, nesse ponto a Psicologia traz a sua grande contribuição por meio das técnicas, as quais foram incluídas no e-book. Outro ponto importante a mencionar se refere ao conhecimento adquirido durante o estágio remoto no uso das tecnologias de edição necessárias à produção desse e -book o que agregou ainda mais ao nosso currículo durante a graduação.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] .2. ed. Porto Alegre : Artmed. 2008.

Janiro, Ane Caroline. Caderno de atividades trabalhando as emoções. Psicologia Acessível. 2015. Disponível em : <https://psicologiaacessiveldotnet.files.wordpress.com/2019/01/caderno-de-atividades-trabalhando-as-emo%C3%87%C3%95es.pdf > Acesso em 15 nov. 2020.

NELSEN, Jane. Disciplina Positiva. 3 ed. Barueri: Manole, 2016.