Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Estágio em avaliação psicológica 2020
Karina Souza, Alexandre Corrêa

Última alteração: 2020-11-20

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Karina da Silva Souza, discente do 4º período de psicologia sob supervisão do Professor Alexandre Augusto Macedo Corrêa. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de 120 horas e ocorreu de no formato Remoto e Presencial, sendo a parte presencial no Centro de Pesquisas e Práticas em Psicologia Nise da Silveira.

Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos. Público alvo: Comunidade em geral, acima de 16 anos.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros e entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.

Competências e habilidades: Por meio da realização do estágio foi aprendido a elaboração de ludos psicológicos, realizar um processo de triagem, atender o público, aplicar diversos testes diferentes e desenvolver o raciocínio crítico após um processo de avaliação, relacionando os dados obtidos e podendo iniciar um processo terapeutico.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

MaCrae, R. R. & Costa, P. T. (1987). Validation of the five-factor model of personality acrossinstruments and observers. Journal of Personality and Social Psychology. Journal ofPersonalityandSocialPsychology,52(1),81-90.Retrivedfromhttps://psycnet.apa.org/record/1987-15614-001. Doi: 10.1037/0022-3514.52.1.81

Fleck, M. P. A et al. (1999). Desenvolvimento da versão em português do instrumento deavaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de psiquiatria,21(1),19-28.

Ciconelli, R. M. (1997). Tradução para o português e validação do questionário genérico deavaliação de qualidade de vida “medical outcomes stury 36-item short-form health survey (SF-36)” (Tese de doutorado). Universidade Federal de São Paulo (EPM), São Paulo, SP, Brasil.

Bueno, J. M. H., Correia, F. M. L., Acabar, M., Gomes, Y. A. & Pereira, F. S. JR. (2015).Competências emocionais: estudo de validação de um instrumento de medida. Avaliaçãopsicológica,14(1),153-163.

Falcone, E. M. O., Ferreira, M. C., Luz, R. C. M., Fernandes, C. S., Faria, C. A., D’Augustin,J, F., ... & Pinho, V. D. (2008). Inventário de empatia (I.E.): desenvolvimento e validação deuma medida brasileira. Avaliação psicológica, 7(3), 321-334.

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.