Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Psicoeducando pelo Instagram
Tânia Aparecida Ribeiro, Pedrita Reis Vargas Paulino

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Tânia Aparecida Ribeiro,  discente do 10º período sob supervisão da Professora Pedrita Reis Vargas Paulino.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto à 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 60 horas  e  ocorreu no formato Remoto. Objetivo do Estágio: Promover a psicoeducação e o acolhimento de forma remota mediada pela tecnologia.

Público alvo: Público em geral, pessoas interessadas pelos temas abordados. Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio em questão tratou-se da construção e alimentação de um perfil de psicoeducação na rede social Instagram. Neste estágio foram realizadas criação de conteúdo para esse perfil que foi nomeado de @psicointeracao2020, dessa forma foi necessário estudo sobre os temas que na maioria das vezes se  baseavam em campanhas de setembro verde, dedicado à inclusão de pessoas com deficiência, onde foram abordados os aspectos psicológicos dos familiares de pessoas com deficiência;  outubro rosa, dedicado ao combate ao câncer de mama, onde continuamos a apresentar conceitos sobre a saúde mental das mulheres que passam por esse adoecimento; novembro azul, dedicado ao combate ao câncer de próstata, no qual foi abordada a construção social da masculinidade e também a importância do homem buscar serviços de saúde bem como os obstáculos que enfrenta nessa busca; novembro também é mês de discussões em torno do racismo e do quanto essa construção histórica é prejudicial às relações e a saúde mental e emocional da população negra, tema também trabalhado no perfil; ainda foi abordado questões de sexualidade e gênero, todo esse conteúdo foi baseado em produções científicas e entregues em uma linguagem acessível ao público geral, no formato de postagens com legenda, post carrossel, vídeos, live, utilizando as ferramentas que o Instagram disponibilizou, além disso também foi disponibilizado às pessoas que se encontravam em sofrimento psíquico, acolhimento psicológico via sistema de mensagem da plataforma (Direct).

Competências e habilidades:Conforme Dobson e Dobson (2010, citado por CARVALHO et. al., 2019) a psicoeducação trata-se de ensinar ao cliente conhecimentos psicológicos que sejam relevantes para ele, essa estratégia tem a sua eficácia comprovada cientificamente. Este estágio proporcionou melhor conhecimento em produção de conteúdo para psicoeducação, mostrando a necessidade de tornar o conhecimento produzido pela Psicologia mais acessível ao conhecimento do público em geral que não domina linguagem técnica; também oportunizou o aprendizado em mídias sociais, visto ser esse um crescente canal de divulgação de conhecimento e aproximação de pessoas, além da competência adquirida no uso da tecnologia necessária para a entrega desse conhecimento.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

CARVALHO,Marcele Regine de; MALAGRIS, Lúcia Emmanuel  Novaes; RANGÉ, Bernard P. Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019.