Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio em Acolhimento Psicosocial a Grupos de Vulnerabilidade no Contexto da Pandemia do COVID-19
Maria Eduarda Jacob, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico, da acadêmica de psicologia MARIA EDUARDA JACOB, discente do 6º período, sob supervisão da Professora Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de (20/08/2020 - 10/12/2020), com carga horária total de 63 horas (30 horas de supervisão, 20 de preparação e 13 em atendimento) e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: Objetivo Geral: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Objetivos Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; Fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social.

Práticas, procedimentos e Intervenções: O estágio surgiu a partir do cenário da pandemia do COVID-19, que gerou um contexto de quarentena e distanciamento social. Não obstante, tal atmosfera demonstrou emergir questões latentes socialmente e individualmente, visto que o medo e a instabilidade se tornou uma constante, principalmente aos grupos de risco. Nesse sentido, a proposta de intervir de forma remota de maneira a acolher as demandas provenientes do exposto acima é de grandes ganhos ao profissional de Psicologia, como ciência e profissão.

A partir disso, a proposta se deu na criação de uma arte padrão e um link de formulário, que pudesse comunicar e convidar o público ao serviço gratuito de acolhimento, utilizando das mídias sociais dos alunos envolvidos. Através do acesso a esse link, o paciente preenchia uma ficha de cadastro, para que a equipe de triagem o contatasse e um posterior atendimento pudesse ser realizado. Após o processo de triagem, uma ficha completa era criada, através de um banco de dados criado para todos os participantes do trabalho. Com todo esse processo pronto, o processo de acolhimento e escuta pôde finalmente se iniciar.

Trazendo o olhar do estágio à minha experiência particular, realizei o atendimento a duas pacientes apenas. A primeira paciente, compareceu apenas a um atendimento, não respondendo mais aos contatos e sendo desligada devido à inatividade. Apesar do pouco contato, possibilitou uma experiência rica ao aprendizado, visto que possibilitou abordar questões distantes à minha realidade pessoal e acadêmica até o momento, fazendo do primeiro (e único) encontro intenso e rico. A segunda paciente, contudo, possibilitou um trabalho mais contínuo e abrangente, com aproximadamente 10 encontros, aprofundando na questão trazida para acolhimento. Foram diversos os indícios de melhora dos traços que a incomodavam, abrandando os sintomas e abrindo espaço para que pudesse se voltar para as raízes de suas demais questões pessoais. Não obstante, me possibilitou, como acadêmica, realizar um encaminhamento e acompanhar de perto uma evolução.

A relação de acolhimento (e escuta atenta e qualificada) com as pacientes foi um dos muitos aprendizados e ganhos acadêmicos desse estágio. A equipe de alunos se organizou de forma muito orgânica, possibilitando grandes trocas de saberes internamente, o que se repetiu diretamente com a supervisora, sempre atenta e presente nas orientações e questões mais urgentes. Começar essa proposta de estágio do zero foi um grande desafio tanto aos acadêmicos quanto à orientadora, o que gerou surpresas muito positivas ao apresentar um número tão grande de solicitações do público e uma organização tão coesa da equipe. Além disso, a possibilidade de prestar um atendimento online em situação emergencial é de grande riqueza no contexto atual, de crescimento tecnológico, abrindo espaço para atendimentos de pessoas de todos os cantos do mundo, principalmente por essa ser uma tendência promissora à psicologia.

Competências e habilidades: A analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar, inter e multiprofissionalmente e de forma integralizada, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar e; relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional. Analisar a diversidade teórico-prática da Psicologia, compreendendo as teorizações mais apropriadas para a atuação do/a psicólogo/a social, compreendendo suas bases epistemológicas e metodológicas; Refletir e considerar sua responsabilidade, enquanto estagiário/a, na divulgação da prática do psicólogo/a social, reconhecendo suas competências e limitações na prática institucional, reconhecendo a necessidade de supervisão, autocuidado e educação permanente.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

ALEXANDRE, Vinícius et al . O Acolhimento como Postura na Percepção de Psicólogos Hospitalares. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 39,  e188484,    2019 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100148&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Nov.  2020.  Epub Dec 05, 2019. https://doi.org/10.1590/1982-3703003188484.

Organização Mundial da Saúde, War Trauma Foundation e Visão Global internacional (2015). Primeiros Cuidados Psicológicos: guia para trabalhadores de campo. OMS: Genebra.

PAPARELLI, Rosélia Bezerra; NOGUEIRA-MARTINS, Maria Cezira Fantini. Psicólogos em formação: vivências e demandas em plantão psicológico. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 27, n. 1, p. 64-79,  Mar.  2007 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100006&lng=en&nrm=iso>. access on  19  Nov.  2020. https://doi.org/10.1590/S1414-98932007000100006.

ROCHA, Maria Cristina. Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Rev. NUFEN,  São Paulo ,  v. 3, n. 1, p. 119-134,   2011 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  19  nov.  2020.