Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio Básico - Psicologia Social
Elisabete Oliveira Casarim, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico em Psicologia Social do (a) acadêmico (a) de psicologia Elisabete de Oliveira Casarim, discente do 6º período sob supervisão do (a) Professor (a) Francesca Stephan Tavares. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro com carga horária total de 50 horas e ocorreu de no formato Remoto, com supervisão realizadas às quinta-feira no horário da 17:30h em diante. Objetivo do Estágio: Oferecer acolhimento psicológico on-line a grupos considerados de vulnerabilidade tanto física quanto psicológica durante a pandemia de COVID-19. Específicos: Realizar acolhimento psicológico a pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social; fazer psicoeducação em saúde mental através de página no Facebook e Instagram. Público alvo: Pessoas com dificuldades emocionais em decorrência do isolamento social. Práticas, procedimentos e Intervenções: Em um primeiro momento, nos organizamos em equipes para fluir o projeto. 1) Equipe de arte, produção de conteúdos e divulgação; 2) Equipe de triagem e avaliação; 3) Equipe de Acolhimento; para que após essa divisão estabelecer estratégias eficazes. Competências e habilidades: Participei do Grupo 1 na produção da arte, link, e divulgação para as pessoas terem acesso a se cadastrar para o acolhimento. A supervisão realizada toda quinta feira com a professora supervisora, realizando discussões sobre os casos, disponibilizando materiais para estudo e orientações caso a caso. Apesar de ter acontecido de forma “Remoto” vejo que o estágio básico em Psicologia social, as informações colocadas pelos colegas e o retorno do professor supervisor foi muito importante para agregar conhecimentos. Foi um lugar de aprendizado, que em alguns momentos o que era falado ali como prática, acabava juntando as vezes até no mesmo dia com aula teórica de outro professor. Foi um momento que para mim esclareceu dúvidas, conhecimento e fortalecimento para melhor desenvolvimento futuro para realizar na clínica a triagem e acolhimento. Triagem é considerada uma etapa importante, para os psicólogos. É uma rica fonte de coleta dados que pode com os quais se organizar um raciocínio clínico sumário que vai orientar o encaminhamento. Uma oportunidade ao aluno de vivenciar este processo de recepção e avaliação dos pacientes, delineando os diversos quadros psicopatológicos, e desenvolvendo o raciocínio clínico.

Referências

SONNEBORN, D. WERBA, G. ACOLHER, CUIDAR E RESPEITAR: contribuição para uma teoria e técnica do acolhimento em saúde mental. REVISTA de divulgação científica Ulbra CONVERSAS INTERDISCIPLINARES Capa v. 8, n. 3 (2013)

APARECIDA.R, CERIONI N, HERZBERG, E. Triagem psicológica: da escuta das expectativas à formulação do desejo Revista Psicologia: Teoria e Prática, 18(3), 19-29. São Paulo, SP, set.-dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v18n3/v18n3a02.pdf Acesso em 15/09/20