Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Relatório de Estágio em Produções Psicanalíticas em Mídias Sociais
Maria Eduarda Jacob, Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado básico, da acadêmica de psicologia MARIA EDUARDA JACOB, discente do 6º período, sob supervisão da Professora Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo.

Este relatório abrange o período de (17/08/2020 - 10/12/2020), com carga horária total de 80 horas (60 horas de prática e 20 de supervisão) e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio: O presente estágio foi realizado com o objetivo de gerar experiências no desenvolvimento de materiais relacionados à saúde mental, psicologia clínica e, não obstante, psicanálise, para a divulgação nas mídias sociais. Além de promover o aprendizado do estagiário, o presente estágio culminou na promoção de um espaço de trocas de saberes em mídia social, criando em meio a um cenário de distanciamento, uma aproximação.

Público-alvo: Os materiais produzidos e divulgados se dirigem especificamente a profissionais e estudantes de Psicologia, ou até mesmo a quem se interessar pela área, mais diretamente, pela psicanálise.

Práticas, procedimentos e Intervenções: A criação da mídia social do Instagram através do NUPSI (Núcleo Psicanalítico de Ubá) se deu pelo desejo de um espaço de trocas teóricas, divulgando conteúdos embasados em saberes científicos da área. De tal forma, duas equipes foram formadas para otimizar as produções, de maneira que as publicações eram constantes às terças, quintas e sábados. Dessa forma, através de reuniões e supervisão periódicas, definimos obras textuais, vídeos informativos, filmes e autores que embasassem a temática a ser sustentada no mês que se seguiria, temas esses previamente delimitados.

Após um estudo profundo e individual, pesquisas e buscas de fontes das mais variadas, as produções textuais eram realizadas, embasando-se nas informações trazidas pela supervisora, bem como nas pesquisas e obras de base. A equipe se apresentou de forma orgânica, definindo internamente papéis, tarefas e reuniões destacadas para troca acadêmica de informações. Com os textos prontos, a supervisora apurava, corrigia e dissertava sobre os pontos que não se encaixavam no que se havia produzido, deixando contudo, um papel muito autônomo para os acadêmicos.

Como as produções textuais, as artes também eram montadas em equipe, buscando sempre relacionar o lúdico com o concreto textual produzido. Uma identidade visual marcada, sensibilidade e organicidade eram os principais objetivos da equipe nas produções visuais, para que o saber científico se expressasse através do artístico. Após as devidas correções e sugestões, os posts eram publicados conforme o calendário.

Através desse movimento de pesquisa, produção, discussões e trocas de saberes um novo e esperado arcabouço teórico pôde ser alcançado, possibilitando uma entrada significativamente positiva ao mundo teórico e científico da psicanálise. Não apenas na teoria psicanalítica, mas também no meio de interação social e criação de conteúdos remotos.

Competências e habilidades: Grandes ganhos e benefícios foram proporcionados através desse estágio. Aprendizado de teorias psicanalíticas; leitura de obras e apreensão de conceitos importantes da psicanálise; trocas de saberes inestimáveis com os colegas e orientadora; possibilidade de publicação social de trabalhos científicos, tornando-os acessíveis; aprendizado na escrita e produção de artes para mídias sociais. Não obstante, foi um estágio responsável por aguçar o ímpeto de pesquisar, escrever, interagir com o público e dissertar sobre mais temas da psicologia, o que são quesitos essenciais ao profissional psicólogo(a).

Referências bibliográficas usadas como suporte:

FREUD, S. (1920-1922). Além do princípio de prazer, psicologia de grupo e outros trabalhos. In: ______. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.XVIII. p.13-145.

FREUD,  Sigmund..  Recordar , repetir e  elaborar [1914a].  In: FREUD, S. Edição standard brasileira da s obras psicológica s completas de Sigmund Freud. v. 12. Rio de Janeiro: Imago, 1990, p. 189-203.