Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Psicoeducação/Psicointeração.
Giovanna Cristina Paiva, Jaqueline Toledo

Última alteração: 2020-12-08

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado da acadêmica de psicologia Giovanna Cristina da Silva Paiva, discente do décimo período sob supervisão da Professora Jaqueline Duque kreutzfeld Toledo.

Este relatório abrange o período de 10 de agosto de 2020 á 27 de novembro de 2020, com carga horária total de 60 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Fomentar discussões sobre diversos temas se adequando ao mês em questão. Exemplo: outubro rosa abordamos o tema câncer de mama e a saúde da mulher, novembro azul sobre a saúde do homem, também temas como ansiedade, depressão causas e consequências.

Público alvo: Jovens e adultos usuários do instagram.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Psicoeducação é uma intervenção psicoterapêutica com o objetivo e foco nas satisfações e ambições relacionadas aos objetivos descritos pelo paciente do que uma técnica voltada para curar determinada doença. A psicoeducação proporciona uma melhor maneira de auxiliar no tratamento das doenças mentais a partir de mudanças no comportamento, social e emocionais, prevenindo também a saúde.

De acordo com a situação de pandemia que o país se encontra, nosso estágio em psicoeducação foi realizado de forma totalmente remota onde fomos divididos incialmente em duas equipes, uma para acolhimentos e a outra para a preparação de materiais, o qual me encaixo.

O instagram recebeu o nome de psicointeração2020, onde nossas postagens eram realizadas semanalmente por ambos os grupos, os temas eram definidos em orientação de forma conjunta entre alunos e a nossa orientadora. A psicoeducação trouxe mudanças na minha forma de pensar,pois a principio por se tratar de algo desconhecido, não sabia o significado e também como era de grande importância trazendo o bem-estar e a prevenção de possíveis transtornos.

Não tive a oportunidade de realizar acolhimentos que chegavam por meio do instagram, mas vi como é necessário uma escuta atenciosa e postagens para informar as pessoas dos agravantes de uma doença inesperada.

Competências e habilidades: elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive material de divulgação, levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos


Referências bibliográficas usadas como suporte:

LEMES,Carina Belomé; NETO, Jorge Ondere. Aplicações da Psicoeducação no Contexto da Saúde. Temas em Psicologia – Março 2017, Vol. 25, nº 1, 17-28.