Última alteração: 2020-11-17
Resumo
Relatório de estágio supervisionado básico em Avaliação Psicológica, acadêmico (a) de psicologia Elisabete de Oliveira Casarim, discente do 6º período sob supervisão do (a) Professor (a) Alexandre Augusto Macedo Correa. Este relatório abrange o período de agosto a dezembro de 2020, com carga horária total de (100h) e ocorreu de no formato Remoto.
Objetivo do Estágio: Desenvolvimento de habilidades em elaboração de instrumentos de avaliação psicológica, coleta, análise e treino de textos para laudos psicológicos.
Público alvo: Comunidade me geral, acima de 16 anos.
Práticas, procedimentos e Intervenções: Foram desenvolvidas atividades em grupo para elaboração de roteiros de entrevistas semiestruturadas, em saúde mental, com base no DSM-V; elaboração de instrumentos estruturados, com base na teoria dos 5 fatores de personalidade; aplicação, correção e análise de instrumentos validados e uso não exclusivo da psicologia para avaliação do suporte social, qualidade de vida, competência emocional e empatia; treino de elaboração de textos com base na estrutura de laudos.
Competências e habilidades: O presente estágio em Avaliação Psicológica, com foco no psicodiagnóstico, que aconteceu em forma Remoto em dois momentos: Um momento em que realizamos semanal a supervisão, onde recebemos orientações sobre como proceder na aplicação dos testes, como proceder no contato com o paciente, como deveríamos nos portar perante as situações levantadas pelo mesmo. O benefício tanto teórico como o prático me proporcionou aprender algumas das habilidades fundamentais para o futuro exercício profissional, entre as quais se destacam a capacidade de raciocínio e argumentação, a utilização da linguagem técnica e científica.
Referências
FALCONE, E.M. O. et al. Inventário de Empatia (IE): Desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Revista Avaliação Psicológica, 7, 321-334, 2008.
BUENO, J. M. H. et al; Competências emocionais: estudo de medida e validação de um instrumento de medida. Avaliação Psicológica, 2015, 14(1), pp 153-163. DOI: 10.15689/ap.2015.1401.17
CICONELLI, R. M. et al. Tradução para a língua portuguesa e validação do questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36). Rev. Bras. Reumatol – Vol. 39 – N° 3 – Mai/Jun, 1999
FLECK, M. P. A. et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 178-183, Apr. 2000
NUNES, C. H. S., Hutz, C. S., & Nunes, M. O. Bateria fatorial de personalidade - manual técnico. Casa do Psicólogo: São Paulo,2010.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.
Ubá, ... dezembro,2020