Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Acolher Psi
Camila Ferro Machado, Francesca Stephan Tavares

Última alteração: 2020-12-07

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado do(a) acadêmico(a) de psicologia CAMILA FERRO MACHADO, discente do (período) sob supervisão do(a) Professor(a) FRANCESCA STEPHAN TAVARES. Este relatório abrange o período de 10/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 90 horas, 70 horas de prática e 20 de supervisão e ocorreu de no formato (Remoto).Objetivo do Estágio: oferecer acolhimento as pessoas em situações de vulnerabilidade durante a pandemia de covid-19.Público alvo: jovens a partir de 18 anos e adultos. Práticas, procedimentos e Intervenções:Foi realizado uma inscrição com os participantes onde deveriam se inscrever para realizarem o projeto.Após isso, o participante passaria por uma triagem e em seguida iniciaria os acolhimentos.A paciente 1 chegou com uma demanda de tentativas de suicídio e automutilação, sofre crises constanstes de ansiedade e choro, tem pensamentos suicidas frequentes e as vezes escuta alguns gritos durante as suas crises.A paciente relatou que nunca fez acompanhamento psicológico e que seus pais nunca deram importância para suas crises. Relatou que seus pais não o apoiam por conta de seu gosto musical por rock. Já sofreu bullying na escola e muitas vezes apanhava. Apesar de não possuir o apoio dos pais para realizar um acompanhamento psicológico, a paciente relatou que reconhece que precisa de ajuda e que se sentiu confortável durante as sessões. Foi trabalhado com a mesma, a base teórica em Terapia Cognitvo Comportamental, onde apresentei para a paciente sobre a psicoeducação, pensamentos automáticos, modelo cognitivo e distorções cognitivas. A paciente teve uma boa melhora e evolução, por vontade própria, procurou ajuda e agora está seguindo em acompanhamento profissional com um psiquiatra para um melhor diagnóstico. A paciente 2 procurou o projeto por conta de crises de ansiedade, sua demanda de crises era por conta de ter saído de um relacionamento abusivo. Trabalhei com ela, exercícios de respiração diafragmática e o acalme-se para auxiliar no controle de suas crises. Ao longo das sessões, a paciente teve uma excelente evolução, conseguindo sair de seus pensamentos negativos e de sua zona de conforto. Apresentei para essa paciente, a Terapia Cognitivo Comportamental, onde realizei uma breve explicação sobre pensamentos automáticos, psicoeducação, modelo cognitivo comportamental e distorções cognitivas. A paciente soube reconhecer em quais situações de sua vida isso aconece e hoje, já consegue realizar sozinha, exercícios para evitar e reverter seus pensamentos automáticos. A paciente 3 também chegou com uma demanda de ansiedade, foi diagnosticada desde o início de sua adolescência. Passou por uma fase de depressão, porém hoje se sente um pouco melhor, o que lhe incomoda mais são suas crises de ansiedade e insônia. A princípio, trabalhei com a mesma, exercícios e técnicas para auxiliar em suas crises. Todos esses materiais foram trabalhados dentro da Terapia Cognitivo Comportamental. Ao longo das sessões, a paciente relatou dificuldades de se organizar, e que isso poderia ser um dos motivos de causar seus sintomas de ansiedade. Trabalhei com essa paciente, uma psicoeducação para que a mesma conseguisse reconhecer quais sentimentos, pensamentos e emoções que poderiam estar gerando incômodo e lhe causando crises de ansiedade. A paciente 3, teve uma boa evolução e hoje já consegue realizar de uma maneira muito melhor, alternativas para que suas situações cotidianas não se tornem gatilhos para a sua ansiedade.Referências bibliográficas usadas como suporte: 

WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Monica R.; THASE, Michael E.. Aprendendo a Terapia Cognitvo Comportamental: Um guia ilustrado. 1. ed. São Paulo: Artmed, 2008. p. 1-219.