Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Relatório de estágio - Psi Jurídica
Ludmila da Silveira Magalhães, Bruno Feital Barbosa Motta

Última alteração: 2020-12-04

Resumo


Relatório de estágio supervisionado concentrado) do(a) acadêmico(a) de psicologia Ludmila da Silveira Magalhães, discente do 10ºperíodo sob supervisão do(a) Professor(a) Bruno Feital Barbosa Motta.

Este relatório abrange o período de 26/08/2020 a 30/11/2020, com carga horária total de 136 horas e ocorreu de no formato Remoto.

Objetivo do Estágio: Fomentar a discussão e o diálogo com a sociedade sobre a complexidade do fenômeno da violência doméstica e o direito das mulheres a uma vida com segurança, liberdade, paz e bem estar, bem como oferecer um acolhimento e direcionamento para as vítimas desse tipo de violência.

Público alvo: As mulheres que se identificarem como vítimas de violência domestica.

Práticas, procedimentos e Intervenções: Esse relatório tem como finalidade apresentar o trabalho de estágio realizado através do Instagram (@Projetoa.colher) e do Site (https://www.projetoacolher.net/). Com todos os impactos que vieram com a pandemia do COVID-19 e com essa nova maneira de se comunicar, as redes sociais ganharam bastante espaço nos meios de comunicação, por isso, surgiu-se a necessidade de criarmos um projeto de estágio que pudesse ser devolvido de forma online e que refletisse de forma positiva para a comunidade.

De acordo com ShiozawaI e Uchida (2020) “o uso das mídias sociais pode se tornar uma estratégia de comunicação em tempo real para ajudar a circular dados e informações durante uma pandemia. Isso decorre das recomendações feitas na atual pandemia do COVID-19, na qual o uso generalizado da tecnologia da informação de ponta para aumentar a conscientização sobre algum evento específico foi destacado como uma abordagem fundamental para lidar com a crise.”

Desta forma, pensamos no tema violência doméstica, visto que, com a atual situação que vem acontecendo em todo o mundo, a vítima de violência, isolada do convívio social devido a quarentena, muitas vezes fica refém do agressor. Sem contar que muitas vítimas não conseguem identificar que estão passando por algum tipo de violência e muitas vezes não tem acesso aos canais de denúncia.

Com esse projeto, divulgamos informações pertinentes para essas vítimas e oferecemos acolhimento de forma online e sigilosa, pois além do nosso Instagram, também possuímos um site próprio para acolhimento de forma anônima. Esse projeto também visa encaminhamentos para as vítimas, quando necessário, e o auxílio na elaboração de estratégias, a fim de auxiliar nesse momento de vulnerabilidade.

No Instagram são feitas três postagens semanais, incluindo informações como: tipos de violência, os canais de denúncia, como agir diante de tal situação, indicações de filmes/séries voltados ao tema, etc.

Foram criados dois subgrupos, com alunos do décimo e oitavo período de Psicologia, a fim de dividir as criações dos posts. Criávamos os conteúdos e postávamos no Google Drive para que o aluno Gustavo pudesse ter acesso e assim fazer a criação das artes (imagens). Nas supervisões semanais são debatidos os temas dos posts e as correções necessárias.

Além disso, é realizado o plantão semanal (via Direct do Instagram e Chat do Site), onde eu ficava responsável pelo período de 4 horas, nas segundas-feiras de 13:00 as 17:00 horas. Infelizmente, durante os meus plantões, não tive o privilégio de realizar algum acolhimento.

De acordo com Musskopf e Lang (2014) “o conceito de acolhimento nas mais diversas áreas da saúde compreende em receber e compreender o paciente de forma singular, neste contexto o desafio do profissional que acolhe é entender a necessidade do paciente e direcioná-lo para o tratamento que o beneficiará de forma também singular.”

Outra atividade realizada foi a leitura de alguns capítulos do livro “Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, onde fazíamos resumos e questionamentos que eram debatidos durante as aulas. Essa leitura serviu como um complemento de estudo em nosso estágio. As atividades eram feitas de forma quinzenal, sendo os resumos/questionamentos postados no Classroom e debatidos durantes as aulas.

Competências e habilidades: Durante o estágio foi necessário aperfeiçoar a relação interpessoal, ter um olhar crítico sobre o tema que estava sendo debatido e um olhar empático em relação as pessoas com quem estava realizando o meu trabalho, além de inúmeras pesquisas voltados ao tema. Foi uma experiência ímpar e de grande importância para a minha trajetória acadêmica. Tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a Psicologia Jurídica na prática.

As habilidades necessárias que foram desenvolvidas durante a atividade de estágio, são: utilização do método online; planejamento e realização de post de conteúdo; criatividade; organização.

As competências necessárias que foram desenvolvidas durante a atividade de estágio, são: elaborar ação de conteúdo; planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características do público-alvo; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional, pois, sendo um trabalho realizado para a comunidade, o mesmo oferece a oportunidade ao aluno de ter um contato com a prática, além de pesquisar e utilizar-se das técnicas aprendidas em sala de aula e proveniente de pesquisas feitas durante o processo.

Referências bibliográficas usadas como suporte:

MUSSKOPF, Giana Maira; LANG, Camila Scheifler. A importância do acolhimento aos pacientes que buscam atendimento psicológico no instituto integrado de saúde. II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG, Caxias do Sul – RS, Maio de 2014.

SHIOZAWAI, Pedro; UCHIDAII, Ricardo Riyoiti. Social media during a pandemic: bridge or burden? Medical Journal, São Paulo, v.38, n.3, 2020.