Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Experiência de sensibilização no tocante ao acolhimento e a humanização na atenção primária à saúde
Juliana Cristina Martins de Souza, João Vitor Andrade, Rayrane Clarah Chaveiro Moraes

Última alteração: 2020-11-17

Resumo


Introdução: No intuito de promover a humanização do cuidado, tem-se nos serviços de saúde o acolhimento, sendo este uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo. Objetivo: Relatar a experiência de realização de uma oficina concernente aoacolhimento e a humanização em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família deuma cidade mineira. Método: Trabalho descritivo do tipo relato de experiência,concernente a realização de uma oficina sobre acolhimento e humanização. A oficinaocorreu no Novembro de 2019, tendo duração e 3 horas e 20 participantes. Utilizou-seuma abordagem crítico-reflexiva com intuito de sensibilizar a todos sobre a temática. Aoficina se iniciou com a leitura do texto “Jardim da Flores”. Posteriormente a leitura dotexto, iniciou-se a problematização, visando avaliar atitudes corretas e incoerentes narealização do acolhimento. Por fim, realizou-se a explanação teórica do assunto. Parareforçar a importância do acolhimento e da humanização, ocorreu uma dinâmicarelacionada à temática. A oficina foi avaliada pelos participantes por um instrumentoLikert. Resultados: A metodologia utilizada foi essencial para a sensibilização dosparticipantes. Destaca-se que mesmo que se tenha uma política nacional dehumanização e diretrizes que explicitam como deve ser feito o acolhimento ao usuáriodo Sistema Único de Saúde, na assistência cotidiana à saúde, ainda se temdificuldade em compreensão desta temática pelos profissionais. Ratifica-se que aoficina foi amplamente aceita e efetiva, visto que 95% dos participantes consideraramo conteúdo como muito importante, 90% consideraram-se totalmente preparados paraimplementarem o acolhimento e a humanização na prática diária, e 100%responderam que após a oficina puderam compreender melhor as necessidades dosusuários do serviço. Conclusão: Por meio da oficina, teve-se a oficina possibilitou aconstrução coletiva do acolhimento na unidade e sendo o acolhimento uma estratégiapara criação de vínculo entre o usuário e o serviço, é de suma importância replicarexperiências exitosas como a presente, com intuito de fornecer aos indivíduos quebuscam o serviço, uma assistência humanizada e integral.