Última alteração: 2020-11-13
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino dos primeiros socorros é pouco difundido no Brasil, apesar de sua relevância, haja vista a quantidade de agravos à saúde que acontece fora do ambiente hospitalar. Enfatiza-se a importância do esclarecimento e treinamento da população para atuar em situações cotidianas de urgência e emergência. A Organização Mundial da Saúde e a American Heart Association recomendam o treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas escolas, por serem ambientes onde estão presentes diversas etnias e classes sociais. OBJETIVO: Analisar as produções científicas envolvendo treinamento em reanimação cardiorrespiratória no ensino médio. METODOLOGIA: Revisão sistemática da literatura realizada na U.S. National Library of Medicine (PubMed), pelos descritores: “Reanimação Cardiopulmonar”, “Ensino Médio”, “Educação em Saúde”, cruzados com o operador booleano and. Foram incluídas produções disponíveis na íntegra, publicadas entre 2015 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. REVISÃO DE LITERATURA: Foram encontrados 49 artigos e selecionados 8. A educação obrigatória em RCP na escola é realidade em estados americanos e em alguns países europeus. Nos Estados Unidos, os indivíduos residentes em locais que exigem esse treinamento para a formatura do ensino médio tinham 81% mais probabilidade de serem instruídos, elevando as taxas de RCP por espectadores e a sobrevida pós-parada cardiorrespiratória (PCR). Destaca-se que alunos acima de 13 anos são capazes de realizar compressões torácicas semelhante a adultos, ademais, após o treinamento em suporte básico de vida para estudantes do ensino médio, o conhecimento acerca do tema aumentou de 58% para 93% . Um dos estudos demonstrou que a confiança na resposta a um cenário de PCR aumentou em quase 100% dos alunos após o treinamento, também foi relatado que 97% dos estudantes concordam com o treinamento de RCP na grade escolar. As preocupações dos alunos estão relacionadas à falta de conhecimento e ao medo de desempenho imperfeito. Não é evidente a melhor metodologia de ensino para retenção das habilidades em RCP, porém descobertas enfatizam a importância de retreinamentos. CONCLUSÃO: Treinar estudantes do ensino médio é essencial para formar uma geração de indivíduos capacitados a realizar RCP e proporcionar maiores chances de sobrevida e redução de sequelas. Por fim, ressalta-se a necessidade de estudos sobre as barreiras para implementação do treinamento em RCP no ensino médio brasileiro.