Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

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Revisão sistemática da literatura sobre treinamento em reanimação cardiorrespiratória no ensino médio
Rosiane Kellen de Oliveira Silva, João Vitor Andrade, Miclecio Luiz da Silva, Sandrele Carla dos Santos, Maria Luíza da Silva Veloso, Melissa Nathalye Ramos e Gonçalves, Juliana Cristina Martins de Souza, Rayrane Clarah Chaveiro Moraes

Última alteração: 2020-11-13

Resumo


INTRODUÇÃO: O ensino dos primeiros socorros é pouco difundido no Brasil, apesar de sua relevância, haja vista a quantidade de agravos à saúde que acontece fora do ambiente hospitalar. Enfatiza-se a importância do esclarecimento e treinamento da população para atuar em situações cotidianas de urgência e emergência. A Organização Mundial da Saúde e a American Heart Association recomendam o treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas escolas, por serem ambientes onde estão presentes diversas etnias e classes sociais. OBJETIVO: Analisar as produções científicas envolvendo treinamento em  reanimação cardiorrespiratória no ensino médio. METODOLOGIA: Revisão sistemática da literatura realizada na U.S. National Library of Medicine (PubMed), pelos descritores: “Reanimação Cardiopulmonar”, “Ensino Médio”, “Educação em Saúde”, cruzados com o operador booleano and. Foram incluídas produções disponíveis na íntegra, publicadas entre 2015 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. REVISÃO DE LITERATURA: Foram encontrados 49 artigos e selecionados 8. A educação obrigatória em RCP na escola é realidade em estados americanos e em alguns países europeus. Nos Estados Unidos, os indivíduos residentes em locais que exigem esse treinamento para a formatura do ensino médio tinham 81% mais probabilidade de serem instruídos, elevando as taxas de RCP por espectadores e a sobrevida pós-parada cardiorrespiratória (PCR). Destaca-se que alunos acima de 13 anos são capazes de realizar compressões torácicas semelhante a adultos, ademais, após o treinamento em suporte básico de vida para estudantes do ensino médio, o conhecimento acerca do tema aumentou de 58% para 93% . Um dos estudos demonstrou que a confiança na resposta a um cenário de PCR aumentou em quase 100% dos alunos após o treinamento, também foi relatado que 97% dos estudantes concordam com o treinamento de RCP na grade escolar. As preocupações dos alunos estão relacionadas à falta de conhecimento e ao medo de desempenho imperfeito. Não é evidente a melhor metodologia de ensino para retenção das habilidades em RCP, porém descobertas enfatizam a importância de retreinamentos. CONCLUSÃO: Treinar estudantes do ensino médio é essencial para formar uma geração de indivíduos capacitados a realizar RCP e proporcionar maiores chances de sobrevida e redução de sequelas. Por fim, ressalta-se a necessidade de estudos sobre as barreiras para implementação do treinamento em RCP no ensino médio brasileiro.