Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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O ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho
Tatiana Costa Coelho, Naira Zaneli Costa, Giovana Costa Maria, Adriane Martins Sales

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


A população negra do Brasil ainda vive em um cenário de desigualdade social que pode ser contornado por meio de políticas que promovam a inclusão, o respeito à diversidade racial e que tentam igualar a situação dos mesmos no âmbito educacional. Este trabalho teve como objetivo analisar o acesso da população negra ao ensino superior, ressaltando a importância das políticas públicas para que os negros ingressem nas universidades. Tratou-se de um estudo descritivo quantitativo, com aplicação de questionários direcionados aos alunos do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho. Os resultados demonstraram que os negros ainda se caracterizam como minoria no ensino superior e que as políticas públicas são importantes ferramentas para auxiliar na inserção da população negra nas universidades.