Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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PRÁXIS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS AO CONTO DE FADA E SUAS RESPECTIVAS VIVÊNCIAS LÚDICAS: um estudo de caso nas Escolas Municipais Maria de Loreto Camiloto Rocha e Professora Climene Moreira Brum.
Tatiana Costa Coelho, Jéssica do Rosário, Giovana Costa Maria, Adriane Martins Sales

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo verificar a importância da ludicidade e a contação de história para a imaginação das crianças e sua representação sobre a realidade, analisando a recuperação dos contos de fadas na educação infantil. A pesquisa teve uma abordagem bibliográfica e de caráter qualitativa, cujo intuito é mostrar a importância de se adotar o método de contação de histórias como parte das atividades escolares e como ela pode influenciar de maneira positiva na educação de crianças. Para isso, foi realizada uma entrevista com perguntas direcionadas aos professores e supervisoras das escolas pesquisadas. Neste sentido, acredita-se que através da utilização dos contos na escola é possível o desenvolvimento intelectual e social da criança com mais facilidade e deste modo, uma maior eficácia no processo de aprendizagem e socialização. Portanto, temos por conclusão nesse trabalho a importância que a leitura tem na vida de um(a) aluno(a), tanto dentro como fora do ambiente escolar, sabendo que a criança sozinha ainda não possui o conhecimento de como a leitura pode ser algo tão grandioso, é preciso que haja sempre quem a estimule