Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: um estudo de caso com os alunos deficientes ou transtornos do neurodesenvolvimento do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho
Alexsandra da Silva Alberto Soares, Adriana Maria Vieira Mollica

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


(Valores como igualdade e respeito são essenciais numa sociedade. Uma empresa preocupada com a inclusão social precisa de adaptações e acessibilidades. Este trabalho tem objetivo de investigar a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento na perspectiva dos alunos da UNIFAGOC a fim de identificar as principais dificuldades encontradas. Quanto à classificação metodológica, o presente estudo se classifica em aplicado, de abordagem qualitativa e quantitativa, como procedimentos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2019 através de aplicação de questionários com questões fechadas, a respeito da percepção dos alunos que atuam junto ao ambiente de trabalho para melhor compreender as dificuldades encontradas. E para complementar e enriquecer o trabalho foi realizado uma entrevista com a Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante. Conclui-se que os gestores e futuros administradores precisam pensar sobre a necessidade de melhorias para a inclusão das pessoas com deficiência e transtornos do neurodenvolvimento no mercado de trabalho, estarem preparados para fazerem mudanças no ambiente, a fim de proporcionar a inclusão de todos, pois a contratação dessas pessoas vai além de uma obrigação legal e sim uma responsabilidade social e a valorização da diversidade.)

Palavras-chave: Deficiência. Inclusão. Mercado de trabalho.