Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
Alessandra Azevedo Gonçalves, Ana Amélia de Souza Pereira, Elizângela Fernandes Ferreira Santos Diniz

Última alteração: 2019-10-31

Resumo


O objetivo geral deste estudo consiste em verificar o uso da tecnologia assistiva na educação básica e nos primeiros anos do ensino fundamental. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, do tipo pesquisa de campo, quanto aos objetivos se trata de uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos técnicos de um estudo bibliográfico. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista com a supervisora da escola e de questionários aplicados em uma escola do município de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Com base nos resultados, pode-se concluir que o uso da Tecnologia assistiva (TA) é fundamental para facilitar e favorecer o desenvolvimento da aprendizagem e habilidades dos alunos que apresentam necessidades especiais. O estudo buscou conhecer as TAs utilizadas pela escola, compreender a forma que são utilizadas e, para que servem; bem como conhecer onde estão inseridas no cotidiano escolar, de forma a melhorar a participação desses alunos que apresentam algum tipo de deficiência, ajudando-os a eliminar as barreiras que encontram no seu dia a dia. Através da entrevista foi possível conhecer a realidade da escola, detectar que o corpo docente faz uso dos recursos de TA, para proporcionar aos alunos com deficiência a oportunidade de igualdade ao realizar as atividades diárias, promovendo assim um ensino aprendizagem de qualidade a esses alunos fazendo com que o ambiente escolar torne pode contribuir para promover a inclusão, e auxiliar no ensino-aprendizagem de alunos verdadeiramente inclusivo.

Palavras-chave: Educação inclusiva; tecnologia assistiva; ensino-aprendizagem; alunos com deficiência.