Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL FREI LEVINO EM MONTE BELO – MG
Bianca Christian Medeiros Sales, Fagner José Passos

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


Atualmente entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal. Assim, esta pesquisa teve como objetivo comparar as percepções dos alunos com deficiência intelectual e professores de Educação Física sobre a inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e delineamento transversal realizado em 2018. Participaram da pesquisa 7 alunos e 3 professores da Escola Estadual de Monte Belo-MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturas em ambos os grupos, sendo as respostas processadas por meio da análise de similitude do software IRAMUTEQ. Os principais resultados apontam que tanto os alunos como os professores estão satisfeitos com o processo inclusivo que ocorre nas aulas de Educação Física. Entre os aspectos apontados pelos participantes que confirmam tal resultado estão a assiduidade, a participação, a relação aluno/aluno e professor/aluno, o local e a satisfação pelas aulas aplicadas. Conclui-se que o processo de inclusão desta escola tem sido satisfatório na perspectiva do aluno e do professor.

Palavras-chave: Deficiência Intelectual; Educação Física; Inclusão Escolar.