Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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Barreiras educacionais enfrentadas pelos professores de educação física da rede estadual de ensino na inclusão de alunos com deficiência
Bianca Christian Medeiros Sales, Fernanda Paula Pimenta Silva

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


O presente estudo teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades dos professores de educação física da rede estadual de ensino da cidade de Viçosa-MG com relação a inclusão de alunos com deficiência. Tratou-se de um estudo exploratório de cunho quantitativo e delineamento transversal, realizado no  ano de 2018. A amostra foi composta por nove professores, que tinham em sua classe pelo menos um aluno com deficiência. Sobre o instrumento utilizado, foi elaborado pela pesquisadora do respectivo trabalho um questionário estruturado no formato de escala de Likert de 1-5 pontos. O instrumento é composto por 39 questões, que englobam 11 áreas de investigação, são elas: 1) características do participante; 2) formação inicial do professor; 3) formação continuada; 4) administração escolar; 5) aluno; 6) diagnóstico da pessoa com deficiência; 7) família; 8) recursos pedagógicos; 9) estratégias de ensino; 10) disciplina de Educação Física; e 11) infraestrutura. Foi realizada a análise descritiva dos dados, além da média e do desvio padrão de cada área pesquisada. Os principais resultados demonstraram que as áreas em que os professores destacaram ter mais dificuldades são: Recursos pedagógicos (2,25±1,10), infraestrutura (2,25±1,50) e administração escolar (2,33±1,14). A partir dos resultados dispostos, pode-se concluir que as maiores dificuldades enfrentadas pelos docentes estão relacionadas aos problemas vivenciados pelas instituições de ensino, que devido a falta de apoio governamental ainda encontram barreiras relacionadas a adaptações estruturais, administrativas e pedagógicas.

Palavras-chave: Educação física, professores, pessoa com deficiência, inclusão.