Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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(RE)DESCOBRINDO O ESPAÇO POR MEIO DO BRINCAR: UMA PROPOSTA DIALÓGICA
Christian Medeiros Sales, Gabrielly da Costa Nascimento

Última alteração: 2019-10-13

Resumo


Este estudo teve como objetivo utilizar dos jogos populares como estratégia metodológica para desenvolver o processo de ensino aprendizagem da dança com crianças, especificamente os estudos Labanianos do Espaço na corêutica. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com pressupostos da pesquisa-ação que ocorreu no período de março à dezembro de 2018. O estudo foi realizado com 120 crianças de sete à nove anos de ambos os sexos, divididas em quatro turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Estadual da região de Viçosa/MG. Foi elaborado e aplicado um programa de intervenção com dezenove oficinas que aconteceram uma vez por semana com duração de cinquenta minutos cada. O programa foi criado com base nos seguintes estudos: 1) Estudos Labanianos do Espaço/ Corêutica; 2) Conhecimento dos jogos e brincadeiras populares e; 3) Estudos sobre o desenvolvimento infantil sócio-interacionista de Vygotsky. Como instrumento de avaliação foi utilizado o diário de campo, em que a pesquisadora realizou o registro dos fatos significativos ocorridos durante as oficinas, além disso, o estudo também contou com o registro de material fotográfico e vídeo para posteriores análises sobre o processo. Com relação a análise dos dados os escritos do diário foram estruturados em um corpus textual e processados por meio da análise de similitude do software IRAMUTEQ. Os principais resultados apontam que as crianças compreenderam os elementos do Espaço, se desenvolvendo de forma biopsicossocial, trabalhando a criatividade, o corpo, o movimento, o espaço e as interações sociais. Dessa forma podemos concluir que os jogos e brincadeiras populares foram elementos apropriados para o processo de ensino-aprendizagem na Dança.

Palavras-chave: Dança; Espaço; Brincar.