Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
ROBÓTICA EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO FUNDAMENTAL
Caroline Lana, Gabrielly Zague, Ana Amélia de Souza Pereira, Ludmilla Carneiro Araújo, Adriane Martins Sales, Giovana Costa Maria

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


A educação é um campo fértil para o uso da tecnologia, tendo em vista a gama de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem dinâmica e motivadora. A educação tecnológica é importante para que a população tenha uma melhor compreensão do mundo, onde a tecnologia está inserida em diversos ambientes. Pesquisadores e professores incentivam o uso da computação, um exemplo é a resolução de problemas com a robótica, a programação ajuda a formação infantil, desperta o interesse para as tecnologias e possibilidades profissionais. Este trabalho tem como objetivo geral identificar como é realizado o ensino-aprendizagem através da robótica, para os alunos do 4° ao 6° ano do ensino fundamental da Escola SESI Ubá “José de Alencar Gomes da Silva”. Quanto à metodologia, usou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa descritiva e de campo. Diante da pesquisa realizada, conclui-se a importância do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de ensino aprendizagem. Verificou-se também que o docente deve buscar a compreensão das novas tecnologias e se preparar para sua aplicação em sala de aula. O uso das tecnologias nas escolas traz benefícios tanto para os alunos quanto para os professores quando bem planejada, pode ainda ocasionar vantagens para os envolvidos.

Palavras-chave: Robótica; Educação tecnológica; Ensino Fundamental.