Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Caroline Oliveira, Ana Amélia de Souza Pereira

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


As instituições de ensino têm um papel importante para a formação do indivíduo como um todo, fornecendo habilidades e conhecimentos para a compreensão da realidade, fazendo com que o aluno saiba se impor diante da sociedade. O objetivo geral desse estudo é analisar como o uso de recursos pedagógicos auxilia no processo de ensino aprendizagem de alunos com necessidades especiais dentro do ensino superior do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), localizada na cidade de Ubá-MG. Para realização do trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo com abordagem quali-quanti, descritiva e bibliográfica. Como instrumento da pesquisa foi utilizada a entrevista e coleta de dados estatísticos fornecidos pelo Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE. As entrevistas foram realizadas com a psicopedagoga institucional, com a Interprete de Libras, com a Atendente Educacional especializada todas funcionárias do Núcleo de acessibilidade do UNIFAGOC – NAF e com a coordenadora do NAE. Para a análise dos dados utilizou-se o software Iramuteq o qual se trata de um programa livre, ancorado no software R, o qual permite o processamento e análise dos textos produzidos. Também foi utilizado o Excel para análise dos dados numéricos. Conclui-se que, os resultados obtidos no estudo demonstram que os recursos pedagógicos equiparam as oportunidades de participação da pessoa com deficiência em diferentes contextos, para cada deficiência existem condições que devem e precisam ser respeitadas, e que os alunos com deficiência intelectual e transtornos cognitivos, ainda têm sido um desafio para a educação inclusiva dentro do UNIFAGOC. Nesses casos é preciso repensar o conteúdo e priorizar determinadas áreas para desenvolver o potencial do aluno.

Palavras-chave: Educação inclusiva, ensino superior, recursos pedagógicos.