Última alteração: 2019-10-15
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as estratégias utilizadas dentro das salas de recursos multifuncionais, quando se tratar das Tecnologias Assistivas (TA), relacionadas a educação inclusiva. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Estaduais da cidade de Ubá-MG, que possuem Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Em relação a metodologia, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, utilizando entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras das salas de recursos e gestoras das duas escolas pesquisadas. Utilizou-se para a análise e processamento dos dados o software Iramuteq. Com a realização desta pesquisa, foi possível perceber que a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA), como estratégia para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos discentes, não faz parte da realidade das escolas pesquisadas conforme resultado da pesquisa. Diante do exposto, conclui-se que falta sincronia de ações entre escola, família e governantes, para que de fato essas tecnologias sejam empregadas e utilizadas nas salas de recursos. É importante ressaltar que para consolidar o processo de ensino aprendizagem do discente, a união entre escola, família e governantes se faz necessário, o que poderá possibilitar o uso de diferentes recursos e estratégias de forma efetiva.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; sala de recursos; Atendimento Educacional Especializado.